​Benefícios da poda de renovação dos vinhais são mostrados em Tarde de Campo em Garibaldi, RS

A Tarde de Campo sobre Viticultura foi realizada na última quinta-feira (09/06)

13.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Rejane Paludo

A Tarde de Campo sobre Viticultura realizada na última quinta-feira (09/06), na propriedade dos agricultores Ângelo e César Arbusti, em Garibaldi, reuniu produtores da comunidade de São José da Costa Real.

Um dos temas tratados pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, foi a importância e a forma correta da coleta de amostra de solo para análise química, como ferramenta de adubação dos vinhais.

No parreiral da variedade Isabella, há mais de 80 anos em produção, Todeschini também falou sobre a poda de renovação das parreiras adultas. Segundo ele, este vinhal tinha bastante galhos velhos acumulados no dossel (copa), que se encontravam bastante debilitados pela ação do tempo e pela forma de manejo que vinha sendo feito. Com isso, a videira vinha perdendo sua capacidade produtiva ano após ano.

No local, o engenheiro agrônomo efetuou a retirada de 90% dos galhos velhos, com madeira necrosada, preservando os galhos de um ano, com o objetivo de renovar a estrutura da copa e a produção dessa safra. A poda de renovação também possibilita o revigoramento do sistema radicular e da planta e a redução da copa, facilitando a ventilação e a penetração de luz e dos tratamentos fitossanitários, com a diminuição do volume de caldas utilizadas. “Dessa forma, tem-se um ganho de qualidade e sanidade da produção dos frutos", ressalta Todeschini.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024