​São Joaquim (SC) recebe 12º Seminário nacional sobre fruticultura de clima temperado

Serviço agrodigital Adama Monitor é o destaque da Adama para o monitoramento remoto de mariposas

09.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

Para contribuir com a atualização técnica sobre fruticultura e auxiliar o dia a dia no campo, a 12ª edição do Senafrut (Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado) será realizada de 14 e 16 de junho em São Joaquim (SC), no Parque Nacional da Maçã. Mais de mil participantes entre fruticultores, consultores, pesquisadores e estudantes vão poder conhecer de perto a nova tecnologia da Adama (leia-se Adamá) para a cultura da maçã. O serviço agrodigital Adama Monitor consiste em armadilhas inteligentes para acompanhamento remoto do nível de infestação de mariposas. Cada armadilha contém um feromônio específico para a espécie monitorada, atraindo assim os insetos para placas adesivas no interior da armadilha. O equipamento possui câmeras que tiram fotos diárias da placa e via sinal de celular e envia as imagens para uma plataforma web, onde o produtor pode acompanhar remotamente o nível de infestação da lavoura e armazenar dados históricos.

“De acordo com a preferência do produtor, o sistema é configurado para enviar fotos para o celular ou computador do usuário, em horários estabelecidos por ele, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas distribuídas pelo pomar. Isso proporciona mais comodidade e mais precisão ao produtor” explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da Adama. Informações atualizadas sobre o nível de infestação da lavoura indicam ao fruticultor a hora exata para otimizar a aplicação de inseticidas e aumentar sua produtividade.

“Além deste serviço, vamos apresentar as características e benefícios da solução integrada de manejo da maçã (SIM Maçã) composta pelos produtos Captan SC, Scudero Phos K®, Suprathion® 400 EC, Rimon® Supra, entre outras soluções encontradas no portfólio de herbicidas, inseticidas, fungicidas e bioestimulantes da companhia”, completa Fabrício Pacheco, gerente de Marketing de Culturas da Adama.

Na quarta-feira, a companhia ainda reúne cerca de 100 convidados em um jantar de confraternização, onde vai apresentar detalhadamente suas soluções para a fruticultura. O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Joaquim, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Associação dos produtores de maçã e pera de Santa Catarina e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

12º Senafrut

Data: 14 a 16 de junho

Horário: 8h às 18h

Local: Parque Nacional da Maçã - Rua Urubici, s/n

Contato: senafrut@epagri.sc.gov.br / (49) 3233-8448.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024