Biotrigo leva estação qualidade de trigo para o Show Rural

Orientações sobre qualidade industrial das cultivares e apresentação técnica sobre o portfólio da Biotrigo são destaques durante o evento

28.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Daniela Wiethölter Lopes

Uma das principais informações para melhorar a rentabilidade do produtor que investe no trigo é identificar a vocação de cada cultivar. Mas como ter certeza de que o trigo semeado produzirá o que a indústria quer comprar? É buscando esta resposta que a Biotrigo Genética inova na edição 2016 do Show Rural, em Cascavel (PR), trazendo um espaço exclusivo para demonstração de qualidade industrial para os agricultores, em conjunto com o Moinho da Cooperativa Coopavel. A estrutura, segundo o Gerente Regional Norte da Biotrigo Genética para os estados do Paraná, São Paulo, Cerrado e Paraguai, Fernando Michel Wagner, vai mostrar aos visitantes, como é possível identificaras cultivares com melhor desempenho, seja no mercado de pães ou em nichos específicos, como massas, biscoitos e trigos branqueadores/melhoradores. “Com base neste conhecimento, ele pode definir qual o mercado que ele quer participar”, explica. A estação de qualidade também trará informações de como as cultivares da Biotrigo estão sendo preparadas e testadas para adequação dos limites da micotoxina desoxinivalenol (DON).

O público da feira também terá a oportunidade de conhecer o portfólio de produtos da Biotrigo Genética, que atualmente é líder no mercado de sementes certificadas de trigo na América Latina. Entre os lançamentos, está o TBIO Sossego, cultivar lançada em 2015 e que será distribuída para clientes em 2016 visando sua multiplicação. Para o produtor de trigo, a nova tecnologia estará disponível em 2017. Entre as características do TBIO Sossego estão o grande potencial produtivo do material combinado com uma ampla adaptação. Segundo Wagner, o Sossego tem excelente resistência a manchas foliares, ferrugem na folha, bacteriose e vírus do mosaico. “Sua genética possui uma excelente resistência a doenças de espiga, como a brusone e a giberela, doenças de difícil controle, minimizando as perdas. Esta cultivar tem sanidade jamais lançada no Brasil”, complementa. A variedade é recomendada para todas as regiões tritícolas do Sul do país.

No estande da Biotrigo, uma equipe de cerca de 15 colaboradores estará à disposição dos visitantes para mostrar as cultivares que estão no mercado e as novidades para a próxima safra. A equipe da Biotrigo no Paraguai também reforçará o atendimento. Além do TBIO Sossego, as cultivares TBIO Toruk, TBIO Sintonia, TBIO Mestre, TBIO Iguaçu e o TBIO Energia I também estarão expostas em parcelas. O Energia I será apresentado no Show Rural como primeira cultivar de trigo do Brasil posicionada exclusivamente para produção de silagem, feno e pré-secado para alimentação animal. De ciclo médio com corte precoce, o que permite a antecipação da cultura sucessora, a variedade chega ao mercado com a finalidade de suprir uma demanda de produção de forragem com boa qualidade no período de inverno-primavera, proteger o solo e gerar uma renda extra na propriedade. “Comprar de acordo com a demanda que cada cultivar atende é o primeiro passo para o acerto. É preciso conhecer as características do material, projetando o cenário dentro da realidade de cada propriedade. Parece cedo falar de trigo em pleno verão, porém, é neste momento que o agricultor deve iniciar seu planejamento. O sucesso da lavoura de inverno depende e muito da escolha da cultivar”, afirma Wagner.

O Show Rural Coopavel 2016, acontece em Cascavel (PR), de 1º a 5 de fevereiro. O evento, considerado o maior da América Latina, reuniu mais de 230 mil pessoas na edição de 2015 e movimentou cerca de R$ 2 bilhões de reais em negócios.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024