​Café ganha aplicativo para ajudar no manejo da adubação

CheckFolha Mobile Café, desenvolvido pela Microquimica, poderá prever antecipadamente as deficiências nas folhas, antes mesmo de aparecerem sintomas visíveis e perdas de produtividade

09.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Gabriela Moraes

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, anuncia o lançamento do mais novo aplicativo para interpretação de análise foliar: o CheckFolha Mobile Café. A ferramenta está disponível de forma gratuita para dispositivos com sistema Android ou IOS e terá funcionalidade offline, mesmo sem nenhuma conexão com a internet.

A prática da análise química de folhas do café é frequente para cerca de 90% dos produtores brasileiros, conforme levantamentos da empresa. Neste universo, o aplicativo deve colaborar de forma significativa, pois o cafeicultor poderá, em qualquer época do ano, identificar possíveis deficiências e buscar uma rápida correção, uma vez que diante de um problema já serão indicados quais produtos ele poderá aplicar, evitando perdas de produtividade.

Pelo método tradicional, as deficiências seriam detectadas visualmente, quando já houve danos internos e as plantas estão gastando energia para tentar se recuperar, ou por meio da análise química no período tradicional, quando a correção só seria feita na safra seguinte. Nessas duas situações as perdas de produtividade podem ser significativas, devido a demora na detecção e correção nutricional.

A utilização do CheckFolha Mobile Café é simples e fácil. O produtor, após receber o laudo da análise foliar do laboratório com os resultados numéricos, vai registrar esses números no aplicativo e, com isso, obtém gráficos claros e objetivos que indicam os nutrientes que requerem maior atenção e ações corretivas. Durante o desenvolvimento da ferramenta foi realizada uma extensa revisão das literaturas e de pesquisas muito recentes sobre a cultura, e esses novos parâmetros de teores de nutrientes ideais nas folhas foram incorporados ao aplicativo, gerando uma diagnose e correções seguras.

O gerente de marketing da Microquimica, Anderson Nora Ribeiro, ressalta também uma importante mudança. Anteriormente o sistema, que só era disponibilizado pelo site da empresa, apresentava as deficiências nutricionais em um único nível. Nesta nova versão, as possibilidades foram ampliadas. “Melhoramos o CheckFolha e criamos um diferencial, abrindo o nível da deficiência em três. Com isso o CheckFolha Mobile Café indica se a deficiência é severa, mediana ou leve. Para o produtor essa segmentação é bastante vantajosa, porque ele consegue atacar primeiro as deficiências mais graves, que limitam de forma mais intensa a produtividade”.

Ribeiro ainda afirma que com a tecnologia chegando ao campo, muitos produtores, agrônomos e consultores estão recebendo positivamente as inovações. “Tivemos uma repercussão importante com o CheckFolha Mobile Soja, atingindo a marca de mais de seis mil downloads em dois anos. Acreditamos que com a força do café, essa tecnologia continue ultrapassando a fronteira rural e seja uma ferramenta benéfica para os cafeicultores do Brasil”.

Como utilizar o aplicativo

Para utilizar o CheckFolha Mobile Café é preciso baixar pelo Google Play ou Apple Store, realizar a instalação no dispositivo móvel e fazer um breve cadastro, para ter acesso a todas as funcionalidades e arquivamento de dados no aplicativo. Após registrar os resultados de uma análise foliar, além de visualizar gráficos e tabelas de fácil entendimento, serão apresentados produtos que podem auxiliar o agricultor na correção dos problemas detectados e informações de contato dos colaboradores da empresa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024