Cafeicultores passam a contar com o primeiro aplicativo do mercado voltado ao monitoramento de pragas

O App Monitoramento de Alvos, da Syngenta, confere mais praticidade ao manejo dos cafezais

02.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fabiana Trebilock

Em um período em que a infestação de brocas preocupa os produtores de café, a Syngenta atua mais uma vez como aliada no manejo adequado das lavouras. A partir de agora, cafeicultores de todo o Brasil podem contar com o aplicativo Monitoramento de Alvos, lançado pela empresa neste ano e anteriormente direcionado à soja. Com poucos toques no smarphone, o app viabiliza o monitoramento de toda a propriedade, o registro da quantidade e do tipo de pragas identificadas, o acompanhamento de infestações e a geração de dados relatoriais por talhão.

Atrelado ao aplicativo, a Syngenta também disponibiliza um mapa de monitoramento de pressão de pragas no Brasil, acessível pelo site Lavoura sem Pragas – www.lavourasempragas.com.br - por meio do qual produtores, pesquisadores e outros públicos interessados podem acompanhar informações coletadas no campo. Disponível para Windows Phone, Android e iOS, o aplicativo emite, em tempo real, alertas quando o nível de pragas exige atenção e permite acesso a dados sobre soluções e tecnologias disponíveis.

Manejo de pragas na palma da mão

No primeiro acesso ao aplicativo, é preciso listar os talhões da propriedade por georreferenciamento e, a partir do registro, inserir o tipo e o volume observado de pragas.

“Ao apostar em ferramentas como esta, dirigida ao manejo estratégico de pragas, por meio do qual cafeicultores podem proteger o café e alcançar excelentes patamares de produtividade, a Syngenta se mantém alinhada a um dos pilares que constituem o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável", afirma Fernando Zinsly, gerente de portfólio de inseticidas da Syngenta. “Tão importante quanto a tecnologia é o seu correto posicionamento, e o aplicativo representa uma ferramenta estratégica para orientar produtores com relação à aplicação no momento correto", complementa Zinsly.

Controle efetivo da broca

Capazes de causar estragos na qualidade e produtividade das lavouras, as principais pragas do café, com ênfase para a broca, podem ser combatidas por meio de uma estratégia de manejo eficiente e com efetividade plena. Formulado a partir das moléculas Chlorantraniliprole e Abamectina, o inseticida Voliam Targo, da Syngenta, tem no amplo espectro de controle o seu principal diferencial, oferecendo performance elevada quando comparado às demais soluções disponíveis no mercado. Com isso, contribui diretamente para os bons resultados dos cafezais, protegendo a produtividade e qualidade do café.

“Devido à sua formulação, a tecnologia de Voliam Targo permite o manejo da broca do café e do bicho mineiro, além de ácaro, protegendo não apenas as folhas, mas também os frutos do café", afirma Zinsly. “O café é uma cultura estratégica para a Syngenta, que se dedica a trabalhar em todas as suas fases. O inseticida Voliam Targo torna o nosso portfólio ainda mais completo, oferecendo ao cafeicultor mais conveniência e performance na gestão da lavoura", enfatiza André Savino, Head de Marketing da Syngenta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024