​Cálcio e boro potencializam florada do café impactando na produtividade

Manejo nutricional pode aumentar pegamento das flores em até 15% nas lavouras

29.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

Em setembro iniciam-se as primeiras floradas nas lavouras cafeeiras do Brasil. A fase é decisiva no desenvolvimento do cultivo, pois o nível de pegamento das flores é determinante para a formação de grãos e, consequentemente, para a produtividade da área. Durante o período, que pode ir até dezembro, elementos como o cálcio e boro agem na formação destas flores e, são importantes para que a planta consiga segurá-las.

No estado de São Paulo, na região de Torrinha, o consultor de café Ângelo Prati conta que a suplementação nutricional tem auxiliado os produtores nesta época do ano. “Fizemos aplicações em pré-florada dos elementos cálcio, magnésio e boro e o pegamento apresentou uma melhora entre 10% e 15%. Além de melhor produtividade, também observamos aumento do peso do grão em
algumas lavouras”.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Alltech Crop Science Marcus Agnolo, especialista em café, com um bom pegamento floral o produtor “está garantindo a primeira etapa do seu ano de produção. Já quando o contrário acontece e não há o manejo nutricional correto e de qualidade, o agricultor está definindo sua produtividade para baixo e todo o investimento que ele fez até o momento terá sido em vão”.

Agnolo ainda destaca que os elementos possuem efeitos pré e pós-florada. Na fase pré, a aplicação do cálcio e boro é importante, pois participam da formação e garantem o pegamento dos botões florais. No período pós, sua função é evitar que ocorra o aborto dos frutinhos enquanto estiverem se desenvolvendo, contribuindo diretamente para um bom resultado na colheita

Entretanto, o especialista lembra que é importante que o produtor esteja atento ao momento certo da suplementação. “Se os elementos são aplicados antes da formação floral, a planta vai absorver esses nutrientes para ela e não vai destinar para as flores. Se o agricultor utilizar depois de aberta as flores, perderá o efeito pré que é tão importante para que haja bom pegamento”, finaliza explicando a importância do equilíbrio no manejo.





Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024