NOTÍCIAS

Canal Rural e Cotrijal discutem qualidade e tecnologia no cultivo de sementes

  • 26/10/2015 |
  • Danúbia Paraizo
O Canal Rural promove o 1º Fórum de sementes: Qualidade, tecnologia e marco legal, na manhã do dia 27 de outubro, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O evento é realizado em parceria com a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal). O fórum tem início às 9h, com apresentação da jornalista Kellen Severo e transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 9h30, no Auditório do Parque da Expodireto Cotrijal.

No primeiro painel, o professor Paulo Dejalma Zimmer, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, apresenta o papel da semente no contexto atual. Zimmer diz que a semente é o insumo mais nobre na agricultura e possivelmente o mais negligenciado.

“Entender as causas que conduziram ao atual cenário será o primeiro passo para alterá-lo. Entendo que será necessário ‘reinventar este insumo’: na produção, no comércio e principalmente na utilização”, afirma o professor. O diretor técnico, administrativo e financeiro da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, falará sobre certificação e qualidade. Também participa do painel o diretor administrativo da Apassul, Eduardo Loureiro da Silva.

Na segunda parte do fórum, o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), José Américo Pierre Rodrigues, analisa a legislação de cultivares e os impactos na competitividade. O debate contará com o coordenador da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues, e com o fiscal federal agropecuário, Odalniro Paz Dutra (confira a programação completa abaixo).

O evento tem o patrocínio da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul), Fundação Pró-Sementes, Sementes Cambaí, Intacta e John Deere. O público pode participar da discussão com perguntas e comentários pelo Whatsapp do Canal Rural (11 98524-0073) e pela página da emissora no Facebook (www.facebook.com/canalrural). A entrada é franca e as inscrições antecipadas podem ser feitas pelo portal do Canal Rural (www.canalrural.com.br). Os participantes estão convidados para almoço no parque. ver mais notícias