Capacitação fitossanitária é oferecida aos produtores de pêssego da região de Pelotas, RS

Evento pretende reunir mais de 500 participantes, que representam os municípios de Canguçu, Morro Redondo e Pelotas, principal região produtora de pêssego para indústria.

09.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps​

 Com o objetivo de assegurar maior qualidade à produção de pêssegos na safra 2017/2018, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) em conjunto com a Emater/RS-Ascar, Prefeituras Municipais de Canguçu, Morro Redondo e Pelotas, UFPel, Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP) realizam as Reuniões Técnicas sobre Boas Práticas na Aplicação de Produtos Fitossanitários no Pessegueiro.    

A atividade vai acontecer em dois dias, durante quatro turnos, no interior dos municípios de Canguçu, Morro Redondo e Pelotas, para que os envolvidos na cadeia produtiva tenham um panorama das perspectivas na infestação de frutos por mosca-das-frutas nesta safra. Será possível também que os produtores de pêssegos, principalmente, observem e conheçam a grade de produtos fitossanitários permitidos para uso de prevenção e controle de pragas e doenças na cultura. Outro ponto que será abordado é quanto a evolução do uso de atrativos para captura do inseto e como utilizar corretamente os produtos fitossanitários dentro das boas práticas agrícolas em fruticultura. 

Dia 10/10   Colônia Santo Antonio - Comunidade São Pedro- Vila Nova - Pelotas-9h às 12h 

Dia 10/10    Colônia São Manuel - Comunidade São Mateus – Pelotas - 14h às 17h 

Dia 11/10    Centro de Eventos Valdino Krause - Morro Redondo - 9h às 12h 

Dia 11/10    Colônia Glória - Centro Comunitário – Canguçu - 14h às 17h


Sistema de Alerta da Mosca     

As Reuniões Técnicas são uma estratégia de divulgação de prevenção e controle para eficácia do programa Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas, desenvolvido desde 2011 na região de Pelotas. O evento em todos os locais terá entrada franca e todo o persicultor receberá, ao final da programação, um atestado de participação. Também no local do evento serão distribuídos, de forma impressa, o boletim semanal 9 do Sistema de Alerta - um informativo semanal que dá um posicionamento sobre a população do inseto e sua infestação, além de recomendações para práticas de prevenção e controle de outras pragas e doenças, que acometem a cultura do pessegueiro, e tratos culturais para o melhor desenvolvimento e qualidade dos frutos. Nele serão destacadas as características da mosca-das-frutas Anastrepha fraterculus, qual a diferença entre monitoramento e isca tóxica, quais as possibilidades de uso da garrafa pet como armadilha e como confeccioná-las e quais são os atrativos recomendados para se fazer o monitoramento do inseto.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024