Caravana do Soja Brasil estaciona em Nova Ubiratã pela primeira vez

O conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira falou sobre o impacto do etanol de milho; mostrou dados que revelam que a produção de etanol de milho é uma atividade bastante rentável

25.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Juliana Bispo

Com 19 anos de emancipada, Nova Ubiratã, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá é a segunda cidade a receber o Programa Soja Brasil realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e diversos outros parceiros em 2015. Falta de chuva e as pragas que começam a atacar a lavoura são as principais reclamações dos produtores rurais da região. Em busca de informações e conhecimento mais de 50 pessoas participaram das palestras e oficinas realizadas nesta terça (24.11) e quarta-feira (25.11).

Há menos de 30 dias na presidência do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, o produtor Albino Castilho Ruiz enfatiza a importância dos assuntos discutidos durante o Soja Brasil que estaciona em Nova Ubiratã pela primeira vez. Além do etanol de milho, a Caravana leva ainda oficinas sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP), Tecnologia de aplicação de defensivos para o setor de máquinas e implementos agrícolas.

Vivendo há cerca de 30 anos na região, o presidente do Sindicato popularmente chamado de Bino, planta 4.300 hectares de soja e cria gado de leite. Na opinião dele os palestrantes da Caravana trouxeram informações e muito conhecimento. "Estes profissionais são especializados em assuntos que precisamos conhecer melhor".

Etanol de milho

Na noite de terça-feira (24/11), o conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira falou sobre o impacto do etanol de milho na renda do produtor. Entusiasmado com o negócio, Silveira mostrou dados que revelam que a produção de etanol de milho é uma atividade bastante rentável para o produtor rural. Ele garante que é uma excelente oportunidade de negócios.

A segunda palestra da noite foi com o engenheiro de desenvolvimento e especialista de processos da Dedini Indústria de Base, Marcílio Gurgel. "Produza etanol e aumente seu lucro com a safra de milho" foi o tema abordado. Ele também explicou com detalhes como funciona uma usina flex compartilhada e a dedicada, que é um outro modelo. Assim como Silveira, Gurgel também acredita que o etanol de milho é um bom negócio.

Apesar de ainda ser novidades para alguns, o assunto chama a atenção e desperta a curiosidade daqueles que assistem as palestras. O empresário Alair Antonio Elgert além de participar do Soja Brasil em Vera, também esteve presente em Nova Ubiratã. O empresário avalio a produção de álcool de milho como um bom negócio. "As palestras nos trouxeram informações que mostra que o etanol de milho é aceitável e tem tecnologia aceitável para o nosso mercado".

Diversos produtores que já estiveram em outros eventos sobre o etanol de milho fizeram questão participar das palestras em busca de mais informações. "Tenho vontade de investir neste setor, mas ainda estou na fase de pesquisa. Para mim, tanto a fala do Glauber Silveira, como a do Marcílio Gurgel trouxeram muitas novidades", diz o produtor de soja, Alberto Ribeiro da Silva.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA

Novembro - Primeira Semana

Quarta-Feira – 25.11 - Ipiranga do Norte

Quinta-Feira - 26.11 - Tapurah

Sexta-Feira – 27.11 - Lucas do Rio Verde

Novembro/Dezembro – Segunda Semana

Segunda-feira- 30.11 - Nova Mutum

Terça-Feira – 01.12 - Diamantino

Quarta-Feira – 02.12 -Campo Novo do Parecis

Quinta-Feira – 03.12 - Sapezal

Sexta-Feira – 04.12 - Campos de Júlio

Janeiro 2016 - Primeira Semana

Segunda-Feira – 11.01 - Porto Alegre Norte

Terça-Feira – 12.01 - Querência

Quarta-Feira – 13.01- Canarana

Quinta-Feira – 14.01 - Água Boa

Sexta-Feira - 15.01 - Nova Xavantina

Janeiro 2016 - Segunda Semana

Segunda-Feira – 18.01 - Campo Verde

Terça-Feira – 19.01 - Primavera do Leste

Quarta-Feira – 20.01 - Pedra Preta

Quinta-Feira – 21.01 - Itiquira

Sexta-Feira – 22.01 - Alto Araguaia

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024