Cargill certifica produtores rurais de quatro estados brasileiros com Programa 3S

Em parceria com o Instituto BioSistêmico, Cargill desenvolve e-books sobre áreas de vivência e uso de equipamentos de proteção individuais

02.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Paula Boracini

Sempre em busca de práticas cada vez mais sustentáveis, a Cargill oferece aos produtores rurais, por meio do Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis), diferentes possibilidades para que as etapas da cadeia produtiva sejam mais responsáveis socioambientalmente. O projeto, reconhecido pela Federação de Produtores de Ração da Europa (FEFAC) está presente em mais de 180 propriedades de quatro estados (Mato Grosso, Pará, Paraná e Goiás), e tem como princípios o desmatamento zero; o gerenciamento de gases de efeito estufa; as boas práticas agrícolas e o bem-estar do trabalhador rural.

Assim, por meio da parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), são realizadas ações a fim de promover a sensibilização dos produtores, um diagnóstico da propriedade e a elaboração de um plano de ação individual contendo ações de melhoramento contínuo da propriedade. O IBS ainda realiza visitas semestrais às propriedades e oferece diversos canais de comunicação com o produtor para que ele possa sanar suas dúvidas a qualquer momento via portal 3S, grupos de whatsApp e central de atendimento.

No portal do Programa 3S (www.soja3s.com/cargill/) todos os dados coletados em campo são armazenados de maneira segura e confidencial. Cada produtor possui um acesso exclusivo que o permite visualizar seu diagnóstico, plano de ação e fazer a gestão dos indicadores de sustentabilidade de sua propriedade, além de notícias do setor e as novidades do projeto. Por meio da análise dos dados coletados em campo, é possível identificar os maiores desafios para cada região e propor ações de melhoramento. Como resultado dessa análise, a Cargill produziu quatro e-books que abordam o uso de equipamentos de proteção individuais, conhecidos como EPIs, e questões como a saúde e a segurança no trabalho dos produtores rurais.

Segundo Renata Nogueira, coordenadora de Sustentabilidade do CASC na Cargill América do Sul, além de estar alinhado com alguns dos critérios de sustentabilidade mais bem aceitos internacionalmente, o Programa 3S promove um diagnóstico completo da propriedade. "Tal diagnóstico é baseado na legislação brasileira aplicável a produção rural, o que é muito valioso para produtor frente à complexidade e número de leis que devem ser cumpridas nas esferas ambiental, trabalhista e saúde e segurança", ressalta. A sustentabilidade permeia todas as cadeias de valor dos negócios da Cargill e está alinhada à missão e aos procedimentos da empresa. "Nós acreditamos que o desenvolvimento sustentável é uma jornada contínua, que desafia, orienta e inspira nossas práticas, nossa tomada de decisões e o gerenciamento dos nossos negócios", explica.

Como suporte técnico para a iniciativa, a Cargill também conta com a parceria da Fundação Espaço ECO (FEE), consultoria para sustentabilidade, que desenvolve projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos com base no pensamento de Ciclo de Vida. As soluções apoiam gestores em decisões estratégicas, facilitando a otimização e utilização dos recursos, reduzindo custos, diferenciando produtos, agregando valor à marca e conquistando reconhecimento do mercado. Neste projeto, contribui no tratamento dos dados coletados em campo, para fazer o cálculo da emissão de gases de efeito estufa durante o cultivo de soja de cada propriedade participante do Programa. Visando diminuir o impacto no meio ambiente, facilita a melhor gestão das práticas agrícolas e da emissão dos gases poluentes derivados desse processo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024