Case IH apresenta tecnologia de trator autônomo na Digital Agro

Responsável global de Produtos de Agricultura de Precisão da Case IH palestrou sobre o desenvolvimento do trator conceito autônomo da companhia

21.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Rafaela Gonçalves

A tecnologia e a inteligência desenvolvidas para o trator autônomo da Case IH foram apresentadas durante uma palestra do responsável global de Produtos de Agricultura de Precisão da Case IH, Rob Zemenchik, na Digital Agro, nesta quinta-feira (21) no Parque de Exposições de Carambeí (PR), a 140 km de Curitiba. O evento contou com os principais nomes do agronegócio e das empresas de tecnologia no campo do Brasil.

Rob Zemenchik, responsável global de Produtos de Agricultura de Precisão da Case IH, discorreu sobre o tema “O conceito de veículo autônomo em um trator agrícola moderno”. Segundo o executivo o trator autônomo, que poderá funcionar 24h por dia, vai oferecer aos agricultores ainda mais eficiência operacional para tarefas como preparo do solo, plantio e pulverização. “Isso ajudará a suprir uma demanda por mão de obra qualificada durante a temporada de plantio, que é um desafio constante em diversas propriedades”, comenta o responsável global de Produtos de Agricultura de Precisão da Case IH.

Com mais de 300 cv de potência, a máquina é baseada no modelo Magnum, comercializado também no Brasil, tem visual futurista, sem cabine e executa as mesmas tarefas de um trator convencional, controlada remotamente por um tablet ou computador.

“Este trator de 370 cavalos usa sistemas avançados de detecção de obstáculos, radar e tecnologia de câmera RGB. Os modernos dispositivos de orientação do veículo são complementados com o software MOBIUS, baseado em tablet, para o planejamento do caminho de campo e supervisão gráfica remota”, explica.

Assim, ao encontrar situações não previstas no campo como por exemplo um obstáculo, o veículo irá pausar e o supervisor será alertado e convidado a retomar a operação ou a tomar ações alternativas. O sistema também permite uma transmissão de dados CANBUS completa através da telemetria  AFS Connect, para monitorar a produtividade e desempenho da operação.

A Case IH já oferece algumas das tecnologias empregadas no veiculo conceito autônomo para seus clientes, como o AutoTurn, que extenede as funcionalidades de piloto automático também para as manobras de cabeceira e pretende expandir essa oferta no futuro.

O modelo de trator autônomo da Case IH, desenvolvido pelo Departamento de Inovação da CNH Industrial, foi lançado pela primeira vez em agosto de 2016 na Farm Progress Show, em Boone, Iowa, nos EUA, e estreou na Europa no início deste ano. Ele foi apresentado à imprensa brasileira no início de 2017, em Sorocaba (SP) e durante a Agrishow 2017, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que foi realizada em Ribeirão Preto (SP).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024