​CASE treina mais de 200 profissionais até o fim deste ano

Ação marca a nacionalização e o lançamento da linha de escavadeiras hidráulicas, com investimento de mais de R$ 35 milhões

30.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Regina Trombelli

A Case Construction Equipment está promovendo treinamento de operadores de máquinas e profissionais que buscam uma nova qualificação. Os treinamentos estão sendo realizados de acordo com a agenda de lançamento dos seis modelos de escavadeiras hidráulicas Série C, que vão de 13 a 37 toneladas, fabricados na unidade de Contagem (MG), aumentando em mais de 40% a produção local de modelos da marca.

“A CASE está realizando uma ação social que faz parte da agenda de lançamento das escavadeiras hidráulicas em vários estados. Para quem já é operador, o treinamento possibilita a reciclagem, que garante melhorias no trabalho, especialmente em produtividade e segurança. Para quem ainda não é operador, nosso objetivo é oferecer introdução a uma nova carreira e também ajudar a preparar trabalhadores para um mercado futuro”, explica o gerente de Comunicação da CASE, Maurício Moraes.

Os cursos começaram por Minas Gerais, com 20 alunos participando de aulas técnicas e teóricas no Campo de Provas da marca em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também já foram realizados na concessionária Brasif Máquinas, em Jundiaí (SP); e seguem, a partir desta semana, até meados de dezembro, no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O total de profissionais treinados este ano deve chegar a 200, segundo Moraes.

Em 2017, as atividades, realizadas sob a supervisão dos especialistas de produto Gleidson Gonzaga e Trazilbio Filho e pelo coordenador de Serviço Relton Henrique Cesar, prosseguem nos demais estados, juntamente com a agenda de lançamento das escavadeiras.

Dois cursos são oferecidos para profissionais que não são do segmento: Treinamento em Manutenção Básica, para formar jovens aprendizes em manutenção básica em equipamentos de construção; e Treinamento para Operadores Iniciantes, com o objetivo de despertar o interesse de jovens profissionais na operação de máquinas.

Já o terceiro curso, de Treinamento e Reciclagem para Operadores, é oferecido a profissionais que já são do segmento, com o objetivo de propiciar aos clientes da marca o aprimoramento dos seus funcionários.

Nova linha de escavadeiras

A CASE investiu R$ 36,5 milhões na nacionalização e lançamento da Série C de escavadeiras hidráulicas, que inclui os modelos CX130C, CX180C, CX220C, CX240C Mass Excavator, CX350C e CX370C Mass Excavator.

O investimento foi feito na criação da nova linha de montagem de escavadeiras, em projetos de engenharia e em outros processos de nacionalização, como a seleção de fornecedores de componentes, testes de validação no campo de prova da marca, em Sarzedo (MG).

“O mercado de construção, não diferente dos demais, demanda produtos mais duráveis e com maior produtividade. Esta é a proposta da CASE com as novas escavadeiras hidráulicas Série C produzidas no Brasil”, afirma o gerente de Marketing para a América Latina, Carlos França.

Toda a série de escavadeiras ganhou lanças, braços e opções de caçambas heavy duty, para serviços pesados, que asseguram maior durabilidade desses implementos. O sistema hidráulico foi otimizado proporcionando melhor distribuição da vazão das bombas nos movimentos combinados.

A tubulação, por sua vez, foi redimensionada para evitar o máximo de perdas de carga, aquecimento do óleo hidráulico e carga desnecessária ao sistema, o que resultaria em maior consumo de combustível.

As escavadeiras são equipadas com motores eletrônicos com certificação Tier III. Possuem rotação ligeiramente reduzida, também passaram por ajustes para melhor adaptação a cada condição operacional e ambiental. O sistema de injeção é menos sensível a combustível com alto teor de enxofre, possibilitando assim maior vida útil dos componentes.

Entre as inovações dos motores estão um novo regulador eletrônico que proporciona aumentos de potência correspondentes à exigência hidráulica. O torque e a rotação estão em sintonia com as oscilações de carga, reduzindo ligeiramente a rotação nos movimentos que não demandam potência, como abaixamento e fechamento do braço em vazio e aumentando o torque quando altas cargas são impostas.

Novas funções hidráulicas e no próprio motor, por exemplo, o sistema Shut Down programável, que desliga o motor se nenhum atuador for utilizado durante 3 minutos, também contribuíram para diminuir o consumo de combustível.

Esta função foi adicionada à função Auto Idle, que reduz a rotação do motor para marcha lenta quando não utilizado nenhum atuador durante cinco segundos. Já a função calibre ECO exibe em tempo real, em uma escala de dez, as fases do nível de economia de energia, permitindo que o operador monitore constantemente o consumo.

“Todos estes ajustes asseguraram uma redução no consumo de combustível de 14% em média em relação à série anterior que já era considerada uma das de menor consumo do mercado”, garante França.






Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024