CC&T publica edição especial sobre Solos

A publicação tem a participação de 48 autores, entre professores universitários, pesquisadores e bolsistas de pós-graduação e graduação

11.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Maria Clara Guaraldo

Com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre preservação e uso dos recursos dos solos, a Embrapa publica, neste mês, o número especial do periódico Cadernos de Ciência & Tecnologia (CC&T), lançado como edição comemorativa do Ano Internacional dos Solos, celebrado em 2015.

Com a participação de 48 autores, entre professores universitários, pesquisadores, bolsistas de pós-graduação e graduação, esta edição reúne oito artigos e três textos para debate, que buscam apresentar ao leitor um leque de informações técnico-científicas sobre solos, que vão desde temáticas mais abrangentes, e de caráter nacional, relacionadas à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a democratização da informação de solos no Brasil, a bioindicadores sobre qualidade de solo, e à agricultura de precisão; até assuntos com abordagens mais regionalizadas, como, por exemplo, o uso do solo no contexto cultural na terra indígena Kaxinawá, no Acre; o uso da terra pela agricultura familiar, na cadeia produtiva da soja e na produção do biodiesel, em Tocantins. Do total de autores, 24 integram o quadro da Embrapa.

A edição comemorativa traz como texto de abertura o artigo convidado "Integração lavoura, pecuária e floresta: estratégias para intensificação sustentável do uso do solo", de autoria dos engenheiros agrônomos Luiz Adriano M. Cordeiro, Lourival Vilela, Robélio L. Marchão, João Kluthcouski e Geraldo B. Martha Júnior. Além de apresentarem os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e relatam a contribuição dessas estratégias de produção para a intensificação sustentável do uso do solo, levando em conta o efeito poupa-terra, os impactos técnicos e econômicos, assim como a melhoria da atividade biológica e da qualidade do solo.

Segundo Maria Amália Gusmão Martins, editora-técnica do CC&T, o advento do Ano Internacional dos Solos contribuiu para a promoção de reflexões relativas a novas abordagens sobre a ciência dos solos não só nos campos da pesquisa científica e de geração de novas tecnologias, como também no de ensino.

Por isso, também faz parte dessa edição o artigo "Uma nova abordagem para o ensino sobre materiais de origem do solo", de Yuri Lopes Zinn e Alba Lucia Araujo Skorupa, publicado na seção Debate, que aborda uma nova proposta de conteúdo e de metodologia para uma disciplina de graduação em mineralogia e petrologia gerais. O trabalho é resultado da análise da ementa do curso, bem como de uma pesquisa de opinião entre os alunos de diferentes cursos da Universidade Federal de Lavras (Ufla), matriculados na disciplina.

Esta edição especial resulta do edital publicado em fevereiro de 2015, no qual concorreram trabalhos em formato de artigos científicos; de artigos de revisão; de ensaios; de texto para debates e de resenhas bibliográficas. Confira aqui todos os trabalhos selecionados para sua composição.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024