NOTÍCIAS

CCAS debate sobre plantio direto e controle de doenças em milho safrinha

  • 03/11/2015 |
  • Tatiana Freitas
O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) participa do I Simpósio do Cultivo de Milho em Plantio Direto: Estratégias e Desafios do Sistema, nos dias 12 e 13 de novembro, na cidade de Cascavel/PR. O evento, organizado pelo Grupo de Estudos Luiz de Queiroz, reunirá estudantes, pesquisadores e outros profissionais da área que debaterão sobre toda a cadeia, com foco na cultura de milho.

No primeiro dia do simpósio, o presidente do CCAS, Antonio Roque Dechen, professor da ESALQ/USP, também presidente da Fundação Agrisus, ministrará uma palestra sobre “Os desafios do plantio direto no Brasil relacionados à agricultura sustentável”.

“O plantio direto é um dos principais instrumentos dos projetos de integração entre lavoura, pecuária e floresta para recuperação de áreas de pastagens degradadas”, explica o presidente. Para ele, o sistema de plantio direto sofisticou muito a agricultura. “A técnica recupera até solos degradados. Além disso, facilita a rotatividade de culturas ao abreviar novas semeaduras”, afirma Dechen.

Essa questão influencia diretamente no controle de pragas que será debatido no segundo dia do evento pelo diretor financeiros do CCAS, José Otavio Menten, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS) e professor associado da ESALQ/USP. A palestra será “Caracterização e controle das principais doenças em milho safrinha”. “Precisamos pensar na sustentabilidade do sistema, portanto a importância de aperfeiçoar as técnicas de manejo e controle na lavoura, sem prejudicar a produção, mas garantir a rentabilidade do produtor rural”, finaliza Menten. ver mais notícias