CEEPA Getúlio Vargas comemora sucesso do projeto Dinâmica de Máquinas na Cultura da Soja

A ideia partiu do Diretor-Auxiliar Luiz Alberto Zanetti e do Engenheiro Agrônomo Carlos Eduardo de Almeida Santos, e objetivava a plantação da safra de soja do Colégio utilizando máquinas modernas e levar novas tecnologia

11.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
CEEPA Getúlio Vargas

O Centro de Educação Estadual Profissional Agrícola Getúlio Vargas está localizado no município de Palmeira, no Paraná. Atualmente, o Centro disponibiliza os cursos Técnicos em Agropecuária e em Agroecologia e desenvolve diversos projetos para especializar seu corpo discente.

Um destes projetos teve seu início no final de outubro do ano passado, em dois dias de campo, denominado de Dinâmica de Máquinas na Cultura da Soja. A ideia partiu do Diretor-Auxiliar Luiz Alberto Zanetti e do Engenheiro Agrônomo Carlos Eduardo de Almeida Santos, e objetivava a plantação da safra de soja do Colégio utilizando máquinas modernas e levar novas tecnologias aos alunos.

Foram convidadas as principais empresas de maquinários agrícolas instaladas na região (Agrale, Case, John Deere, LS Tratores, Massey Ferguson, New Holland, PlantiCenter, Stara, e Valtra) para realizarem o plantio em áreas do Colégio.

Outras empresas do ramo agrícola da região participaram, como cooperativa, distribuidoras de insumos, de discos para plantio, de tecnologia de precisão e de difusão de tecnologia, caso do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

O projeto iniciou com a coleta de amostras de solo pelos alunos, sua interpretação e aplicação do calcário necessário através de tecnologia de precisão, por meio de caminhão apropriado e equipado para a distribuição em volumes precisos do corretivo.

Ao Colégio coube fornecer a área destinada a cada empresa, os insumos e condições necessárias para o plantio e às empresas, a utilização de seus tratores e plantadeiras operados por pessoal credenciado por elas.

As empresas que participaram do plantio (Valtra, Agrale e John Deere) puderam demonstrar seus equipamentos em situação de campo e, para possíveis futuros clientes e difusores de seus produtos. O CEEPA Getúlio Vargas teve sua lavoura implementada com máquinas modernas e de extrema eficiência.

A colheita será realizada pelas empresas que efetivamente participaram da Dinâmica de Máquinas. Será mais uma ótima oportunidade para alunos e comunidade escolar terem contato com máquinas modernas e suas tecnologias.

Todo o processo, de retirada de amostra de solo até a colheita e tabulação de resultados, está sendo acompanhado pelos professores da escola com a realização de relatórios disponibilizados às empresas. Além da lavoura comercial, foram desenvolvidos ensaios de variedades de soja e as conclusões serão discutidas em sala de aula e levadas às empresas que forneceram as sementes.

O endereço do CEEPA Getúlio Vargas é PR 151, km. 02, Alto do Cascavel, Palmeira/PR, o telefone é o (42)3252-1240 e o e-mail peigetuliovargas@seed.pr.gov.br. Os contatos também poderão ser feitos com Zanetti, luizalbertozanetti@hotmail.com ou com Carlos, ceasantos58@gmail.com.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024