Cenoura híbrida de inverno conquista produtores da região Sul

A variedade se destaca pela qualidade e alto rendimento

04.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Bonassa

Os estados do Rio Grande do Sul e Paraná estão entre as maiores regiões produtoras de cenoura do país, e a produção vem crescendo graças a utilização de sementes híbridas desenvolvidas para estas regiões. No mercado há quase quatro anos, a cenoura híbrida de inverno Melissa F1, da linha de sementes Topseed Premium, teve suas vendas intensificadas a partir de 2014 na região ao conquistar os produtores com seu alto desempenho, por exemplo. Segundo a ABCSEM (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas de Hortaliças), em 2015 foram produzidas 700 mil toneladas, em cerca de 15 mil hectares. À frente da produção estão ainda Minas Gerais, Goiás e Bahia.

“O mercado de cenoura de inverno teve um incremento de área este ano, influenciado pelos bons preços recebidos pelos produtores. A cenoura híbrida Melissa obteve grande destaque principalmente por alcançar altos patamares de produtividade, que permitiram ao produtor ter no binômio Produtividade x Qualidade resultados altamente rentáveis”, explica o Coordenador Técnico de Vendas para a região Sul, Márcio Mota.

Para o Especialista de Bulbos e Raízes, Samuel Sant'Anna, a cenoura Melissa apresenta elevado potencial produtivo e alto rendimento na classificação 3A. “Suas raízes são de formato cilíndrico com fechamento de pontas arredondado, pele muito lisa apresentando raízes com coloração alaranjada intensa, tanto interna quanto externamente. É um material com excelente uniformidade e padronização de raiz, o que contribui para melhor rentabilidade ao produtor”, explica.

Para Docimar Macanan, Consultor Técnico de Vendas Topseed Premium, a cenoura Melissa traz ainda segurança ao produtor. “Principalmente devido à sua alta tolerância foliar às principais doenças da cultura, como os fungos Alternaria dauci e Cercospora carotae, que podem causar danos na parte aérea da cenoura, a queima-das-folhas, e ainda ao Peronospora destructor (Míldio)”, explica.

Essa segurança conquistou o produtor Vicente Riva, de Antônio Prado (RS), que cultiva o material há cerca de quatro anos e investe na cenoura Melissa baseado na tolerância que ela propicia. “A cenoura Melissa é o material ideal para o plantio de inverno, pois tem ótima tolerância às doenças que atacam a cultura. Além disso, tem um ótimo desempenho no campo, com boa coloração e bom rendimento, pelo fato de ser comprida”, afirma.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024