Cerimônia marca abertura oficial da Expoarroz 2017

A abertura oficial da Expoarroz 2017, na noite dessa terça-feira (09/05) reuniu diversas autoridades, representantes de entidades e empreendedores do setor orizícola no Centro de Eventos, em Pelotas/RS

10.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Grazieli Gotardo

A abertura oficial da Expoarroz 2017, na noite dessa terça-feira (09/05) reuniu diversas autoridades do Estado, representantes de entidades e empreendedores do setor orizícola no Centro de Eventos, em Pelotas/RS. A feira conta com cerca de 100 expositores e uma programação com atividades acontecendo simultaneamente: rodadas nacional e internacional de negócios, Fórum Internacional O Arroz na Segurança Alimentar, reunião de lideranças da Confederação dos Moinhos Arrozeiros do Mercosul (CONMASUR), reunião do Núcleo de Produtores de Sementes de Arroz do RS, Assembleia da Federarroz, apresentação do Programa Provarroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), lançamento de softwares de gestão agrícola, entre outros.
Realizando a abertura do evento, o coordenador geral da Expoarroz 2017, Fernando Estima, saudou os presentes e agradeceu a todos os patrocinadores e colaboradores. “É através da colaboração de classes que conseguimos fomentar a região”, afirmou. Estima defendeu que é preciso empreender e criar novos empreendedores para que os recursos e potenciais da região possam estar onde merecem: no cenário nacional. “Sei das dificuldades que a cadeia produtiva do arroz está passando, mas estou orgulhoso de fazer essa feira e grato por todos que colaboraram”, ressaltou.
O deputado estadual Catarina Paladini, que representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, parabenizou a organização da feira por manter apresentando Pelotas ao país e ao mundo. “Todas as possibilidades que vemos aqui e também que o arroz representa ao Estado devem seguir prosperando”, salientou. O diretor da Federação da Agricultura do Estado do RS (FARSUL), Francisco Schandong, enfatizou a qualidade da Expoarroz. “Essa feira vem premiar um setor do Estado que paga um preço alto, que é a lavoura orizícola, por isso precisamos de eventos como esse”, afirmou.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, exaltou a força dos produtores rurais e também aproveitou para dar os parabéns à equipe da feira por persistir mesmo em uma conjuntura de crise econômica no país. “Tenho o maior orgulho por Pelotas receber um evento como esse”, destacou. Paula lembrou da capacidade empreendedora da região, que, segundo ela, “está renascendo”. “O agronegócio é um dos sustentáculos da nossa economia, por isso precisamos aprender muito com a cadeia produtiva do arroz que está fazendo Pelotas crescer mais ainda”, disse.
A solenidade teve a presença dos maestros Sérgio Sisto e Fernando Montini, da Sociedade Pelotense Música pela Música, que cantaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Rio Grande do Sul. Foi prestigiada também pelo representante do governador do RS, o técnico do IRGA, Tiago Barata; a diretora da Bolsa Continental de Mercadorias, Aline Sampaio; o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz; o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Luiz Henrique Viana; o prefeito de Jaguarão e presidente da Azonasul, Favio Telis; diretor de infraestrutura do Porto do Rio Grande, Paulo Somensi; diretor regional da empresa suíça Amerópa, Andrés Garcia; o especialista de cabotagem da Operadora de Serviços Portuários Tecon do Grupo Wilson Sons, Vinícius Barros; o representante do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do RS e da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado, Marco Aurélio Amaral Jr; o gerente geral da John Deere, Atair Filho; o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon; diretora técnica da Indústria Delta Plastics, Luciane Leitzke; gestor corporativo da Verorial Net, Joares Rodrigues; o representante do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do RS, Cezar Augusto Gazzareo, o representante da Associação Brasileira da Indústria do Arroz, Jones Weandt, o representante da Federação das Cooperativas de Arroz do RS, André Barreto, e o representante das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, Henrique Dorneles.
Programação dia 10/05
O segundo dia de programação da feira inicia com uma Assembleia Geral Extraordinária da Federarroz, que acontece das 10h às 12h na Carreta da AGAS. Durante a tarde, das 14h às 18h, inicia o segundo e último dia da Rodada Internacional de Negócios, no estande da Apex-Brasil/Abiarroz. Na Carreta da AGAS, das 14h às 17h30, o IRGA divulga ações do Provarroz, e, às 18h30, acontece o lançamento do software "Precisão em Campo". O Fórum Internacional O Arroz na Segurança Alimentar terá o painel "O impacto da tributação na competitividade do arroz gaúcho", das 14h às 16h, e o painel "Sistema hidroportuário gaúcho e as perspectivas para a cadeia do arroz", das 16h às 18h. As palestras acontecem no auditório principal.

A feira tem patrocínio master do Instituto Rio Grandense do Arroz, IRGA, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Também são patrocinadores da Feira TECON Rio Grande, Vetorial Net, Ameropa, Sicredi, Delta Plastics e Porto do Rio Grande. A Expoarroz 2017 é organizada pela Estima Mercado e promovida pela Bolsa Continental de Mercadorias.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024