​CESB alerta sobre ferrugem asiática da soja

Condições do clima favoreceram desenvolvimento na doença em algumas regiões

20.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Ana Paula Scorsin

Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), alerta produtores de diversas regiões do país para os riscos do surgimento da ferrugem asiática devido às variações no clima. "Na safra 2016/2017, a janela de plantio, se estendeu devido às más distribuições de chuva. Plantios iniciados em setembro foram interrompidos pelos curtos períodos de estiagem, tendo sido reiniciados somente após o retorno das chuvas.. Em algumas áreas, as chuvas se intensificaram e as temperaturas ficaram mais amenas, o que criou condições favoráveis ao desenvolvimento da doença", explica Sergio Abud da Silva, biólogo da EMBRAPA e membro do CESB.

A ferrugem asiática é uma das doenças de maior importância da sojicultura na atualidade. Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie, ela possui grande potencial de danos nas folhas e consequentes perdas na produtividade. A recomendação do CESB é para que os produtores realizem o monitoramento da presença da ferrugem asiática na região, e façam o controle preventivo da doença com o uso de fungicidas aplicados com alta tecnologia para uma boa proteção das plantas. "Um dos principais fatores para a obtenção de elevados rendimentos em lavouras de soja é a manutenção de folhas sadias até o estádio R6", explica Abud.

Na safra atual o Consórcio Antiferrugem já relatou ocorrência da doença nos Estado do MT, MS, SP, SC e RS. Entretanto, numa única propriedade, podem existir lavouras em diferentes estádios de desenvolvimento da soja, graças às variações do clima. Para o CESB essa variação no campo requer atenção redobrada. "A presença de soja “guaxa”, de lavouras em diferentes estádios de desenvolvimento da cultura na mesma área, além da elevada umidade e temperatura amena são fatores altamente propícios à ocorrência da doença", finaliza o biólogo.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024