​CESB leva sojicultores brasileiros à Argentina para visitas técnicas

Campeões de produtividade na safra 2016/2017 visitam associações de produtores, fazendas e Ministério da Agricultura do país vizinho

21.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Erik Santana

Entre os dias 6 e 11 de agosto os campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) realizaram diversas visitas técnicas na Argentina. A ação criada pelo Comitê teve como objetivo divulgar os resultados obtidos pelos produtores na última safra e obter informações in loco sobre a produção do setor no país vizinho.

“A Argentina é um dos principais produtores de soja do mundo e esta foi uma oportunidade para realizar ampla troca de experiências com produtores, autoridades, e entender os impactos das novas políticas agrícolas do país vizinho ao produtor brasileiro”, explica Luiz Antônio da Silva, Diretor Executivo do CESB, que acompanhou as visitas.

Conjuntura

A partir da posse do presidente Mauricio Macri na Argentina ocorreram mudanças profundas na produção do binômio soja e milho. A combinação entre a queda na rentabilidade da soja, o notável aumento no preço do milho e o investimento maciço em tecnologia realizado nos últimos meses geraram uma oportunidade para que a cadeia de milho desenvolvesse todo o seu potencial nos setores de carnes, lácteos, produtos industriais, etanol e biocombustíveis.

“Diante desse cenário, qual pode ser o impacto na área e na produção de soja? Qual será a consequência na formação dos preços internacionais? Qual será a oferta na exportação de grão? Realizamos esse intercâmbio com a finalidade de compreender um possível impacto no mercado brasileiro e de contribuir para a realização do planejamento produtivo e comercial dos vencedores do nosso Desafio Nacional”, explica Silva.

Roteiro

Um dos destaques das visitas realizadas pelos sojicultores brasileiros foi o encontro ocorrido no Ministério da Agroindústria, onde os campeões do CESB foram recebidos pelo Subsecretário de Mercado Agropecuário, Jesús Maria Silveyra.

Na Associação Argentina de Produtores com Sementes Diretas (Aapresid /Foto), localizada na cidade de Rosário, a visita técnica foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo da entidade Santiago Nocelli. A comitiva do CESB ainda visitou fazendas nas cidades de Pergamino, onde os campeões de produtividade do Brasil, apresentaram os casos de sucesso em solo argentino.

Os produtores brasileiros também visitaram indústrias do segmento de nutrição e sementes, onde conheceram novas tecnologias que estão sendo implantadas nas lavouras argentinas. Na visita a Bolsa de Comércio de Rosário, e também à Bolsa de Mercado de Buenos Aires, os sojicultores do Brasil entenderam o funcionamento da comercialização da soja e as perspectivas do mercado futuro.

As inscrições para o Desafio de Máxima Produtividade de Soja da safra 2017/2018 terão início no mês de setembro. Neste ano o CESB prepara uma série de ações para comemorar seu décimo ano de existência.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024