Chamada pública do Ministério do Meio Ambiente seleciona trabalho de tecnologia pós-colheita

​O Ministério do Meio Ambiente divulgou, nesta quarta-feira (31), o resultado da chamada pública para seleção de boas práticas no combate à perda e ao desperdício de alimentos 2018

01.11.2018 | 20:59 (UTC -3)
Edilson Fragalle​

O Ministério do Meio Ambiente divulgou, nesta quarta-feira (31), o resultado da chamada pública para seleção de boas práticas no combate à perda e ao desperdício de alimentos 2018. A Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) ficou com o 1º lugar na categoria pós-colheita, com a proposta “Embrapa utiliza tecnologias e conhecimento para combater às perdas pós-colheita em frutas e hortaliças”.

A proposta, coordenada pelo pesquisador Marcos David Ferreira, teve a participação do Núcleo de Comunicação Organizacional na organização de fotos, produção de um vídeo e no texto explicativo sobre as ações da Embrapa Instrumentação no tema, entre as quais, o Curso bienal de Tecnologia Pós-colheita em Frutas e Hortaliças, a Classificadora Vertical (licenciada para a iniciativa privada), os convênios com empresas e as ações educativas com diversas instituições como a Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP).

O Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (DPCS/SAIC/MMA) lançou a chamada com vistas à identificação, chancela e divulgação de iniciativas em curso que promovam a redução de perda e desperdício de alimentos no Brasil. 

As 29 melhores iniciativas – selecionadas entre as 56 inscritas - serão divulgadas nas mídias eletrônicas do MMA, receberão certificado de reconhecimento e comporão a base de dados do MMA de iniciativas de combate à perda e ao desperdício de alimentos no Brasil. 

As três iniciativas melhores avaliadas em cada uma das cinco categorias - produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo - participarão de um seminário em Brasília, no dia 9 de novembro, no auditório do MMA, que acontecerá durante a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018 (“Semana PDA 2018”).

“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, que reflete o esforço que a Embrapa Instrumentação vem realizando nos últimos anos na área de pós-colheita. O mérito é da equipe, que tem trabalhado em ações de diferentes naturezas para um tema tão importante num País que ainda chega a perder 40% de sua produção de alimentos”, disse o pesquisador Marcos David Ferreira.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024