NOTÍCIAS

Checagens rotineiras podem ajudar na manutenção de máquinas agrícolas

  • 21/10/2015 |
  • Majô Gonçalves
Os sinais de desgaste das peças podem ser percebidos pelo operador durante as checagens rotineiras de máquinas agrícolas. “Por exemplo, deixar de trocar as correias do motor pode ocasionar danos mais graves e exigir a troca de muitos componentes ou até a retífica do motor, gerando um prejuízo altíssimo”, destaca Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dianmica, empresa especializada em distribuição de peças e acessórios para máquinas agrícolas e equipamentos de movimentação e industrial.

Cuidados diários - Outra prática diária, antes de dar partida no motor, é preciso fazer a drenagem da água e das impurezas que se acumulam no filtro sedimentador. Para isso, basta soltar o bujão de dreno que está em sua parte inferior e deixar escorrer. “O operador deve olhar a calibragem e os sulcos dos pneus para ver se estão em bom estado e substituí-los se necessários, assim como os componentes de suspensão”, acrescenta.

O que é importante revisar - Os terminais e barras de direção, componentes de segurança que sempre devem estar em boas condições. Por isso, é necessário avaliar vários componentes: regulagens dos cubos dianteiros (apertos de porcas castelos), braços da manga de eixo, alinhamento das rodas dianteiras, de acordo com as recomendações do manual do fabricante e checar periodicamente os pontos de lubrificação e observar a vedação dos terminais para evitar a infiltração de resíduos.

Antes de iniciar o trabalho de manutenção, o motor deve estar desligado, freio de estacionamento acionado, e caso o trator esteja em solo desnivelado, as rodas devem ser calçadas. “É recomendado verificar os níveis de óleo antes de fazer o motor funcionar, enquanto estiver frio. O nível do óleo nunca deve ficar abaixo do mínimo especificado. Caso o substitua com o motor quente, é preciso ter cuidado para não ter contato com o óleo drenado para não correr o risco de causar queimaduras devido à elevada tempera”, conta.

As juntas do trator também devem estar sempre bem lubrificadas. Caso tenha a necessidade de lubrificação, a recomendação é limpar os pontos de lubrificação antes de aplicar a pistola de engraxar.

TVH-Dinamica - A TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em 2012. A incorporação uniu a experiência das duas empresas especializadas em setores distintos: a TVH, com 13 anos de atuação no Brasil em peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas e manipuladores telescópios, e a Dinamica, que acumula 57 anos de mercado na área de distribuição de componentes para tratores e máquinas agrícolas. Com sede no Distrito Industrial de Vinhedo-SP, dispõe de amplo portfólio de produtos para atender a demanda dos mercados em que atua. Possui marcas próprias consolidadas: Bepco e Tractorcraft para agrícola, e TotalSource e TotalLifter para equipamentos de movimentação e industrial.

A TVH-Dinamica pertence ao grupo TVH - Thermote & Vanhalst, de origem belga, com 44 anos de experiência no mercado de reposição de peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas, manipuladores telescópios, tratores e máquinas agrícolas. Com 33 filiais, possui clientes em 173 países e atende os principais equipamentos do mercado. ver mais notícias