​Chega de Nematoide na cana-de-açúcar: projeto da Sementes Piraí entrevista pesquisador

Projeto da Sementes Piraí entrevista o Professor Mário Inomoto, especialista em fitopatologia e entomologia

10.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Lidia Wagner

A Sementes Piraí lançou nesta semana seu novo conteúdo para o site Controle os Nematoides: a entrevista do Professor Mário Inomoto, um dos consultores do site, para o Projeto Chega de Nematoide enfocando dessa vez a cultura canavieira. Na expectativa da retomada econômica do setor, a entrevista apresenta informações atualizadas sobre a ação dos nematoides e como eles podem ser controlados com o auxílio da adubação verde.

O cenário de prejuízos na lavoura canavieira causados por esses seres quase microscópicos é devastador e preocupante. Na entrevista, Inomoto pontua que as perdas na cultura variam de 20 a 40%, perdendo em média (considerando um exemplo de 70 toneladas) cerca de 1.000 a 1.500,00 reais por hectare.

Das espécies mais encontradas na cana-de-açúcar a mais comum é Pratylenchus zeae, seguida por Meloidogyne javanica, o Meloidogyne incognita e o Pratylenchus brachyurus. Considerado o nível de dano causado por essas pragas a ordem se altera, apresentando-se assim: Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Pratylenchus zeae e o Pratylenchus brachyurus.

O novo conteúdo do Projeto Chega de Nematoide é composto por atualizações técnicas que vão nortear os produtores, com a palavra de um especialista, sobre como a ação da adubação verde cuida da produtividade, controlando os nematoides de forma econômica e sustentável.

Para ler a entrevista do Professor Inomoto na íntegra, acesse o link a seguir: http://www.canaviavel.com.br/chega_de_nematoide_na_cana_de_acucar!-blog-a27-77-1.html

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024