Chuvas voltam a Barretos e favorecem plantio da laranja

Segundo a Climatempo, precipitações podem ajudar na próxima safra, que já sofreu danos causados pelo El Niño

13.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Thais Brazil

“As temperaturas vão continuar altas em todo o estado de São Paulo em decorrência do El Niño”. A previsão, dada pelo meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, coloca em alerta os produtores paulista da laranja, fruta que é cultivada no Brasil durante o ano inteiro, mas que, ainda assim, como qualquer outra planta, também sofre influências significativas do clima.

Neste ano, a chamada safra tardia da laranja (que vai de setembro até dezembro), está sendo influenciada pelo fenômeno El Niño e resistindo a altas temperaturas, causadas por ele, justamente em um período muito delicado: a floração da planta. “No centro e Norte do estado de São Paulo não tivemos muita chuva e, como o tempo estava muito quente e seco, as flores acabaram caindo sem dar frutos”, diz Rubens Paulo Stamato, consultor e presidente do GTACC – Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus, que já demonstra, diante disso, uma preocupação com a safra do próximo ano.

Chuva salvadora

Toda a apreensão dos citricultores, no entanto, pode ser amenizada pela chuva que tem atingido São Paulo desde o início de novembro e, inclusive, Barretos, uma das principais produtoras da fruta no estado.

De acordo com a estação automática do INMET, em Barretos, já choveu 72 mm de chuva entre o dia 1º de novembro e a última quarta-feira (11/11), sendo que a média é de 167 mm para o mês. "As chuvas estão dentro do normal, mas continuarão, pelo menos até o fim do mês, devido à alta umidade aliada à temperatura elevada, que contribuem com a formação de nuvens carregadas”, diz o meteorologista Alexandre Nascimento.

Algumas frentes frias também podem avançar para o Sudeste e ajudar a reforçar as áreas de instabilidade, mas, toda essa chuva, embora atrapalhe a colheita da fruta (como aconteceu, pontualmente, na primeira semana deste mês), chega em boa hora e contribui com os frutos que ainda estão em desenvolvimento, conclui o meteorologista.

“Nesta época do ano, principalmente com as altas temperaturas registradas e previstas, é muito bom ter água no solo, pois isso faz com que a umidade na terra aumente e ajude a planta a absorver os nutrientes”, afirma o presidente Rubens.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024