NOTÍCIAS

Cianobactérias são tema de curso na Embrapa

  • 10/09/2015 |
  • Cristina Tordin
A carência dos estudos envolvendo o grupo das cianobactérias está diretamente relacionada ao pouco conhecimento de sua biologia e das técnicas utilizadas em seu estudo. Diferentemente dos outros grupo microbianos, as cianobactérias são micro-organismos fotoautotróficos oxigênicos de ampla ocorrência nos ambientes terrestres, aquáticos e aéreos. Sua nutrição baseada em sais inorgânicos e luz exige demanda e cuidados específicos.

Portanto, explica o pesquisador e coordenador do curso Itamar Melo, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), que acontece em 15 de setembro, o objetivo é fornecer noções de isolamento, cultivo, manutenção e preservação de cianobactérias para empregados e estudantes interessados nesse grupo microbiano.

O curso será ministrado pelo pelo pós-doutorando Diego Genuário, associado ao Laboratório de Genômica da Embrapa Meio Ambiente. Em um primeiro momento, teórico, serão fornecidas noções de isolamento, cultivo, manutenção e preservação de cianobactérias. Posteriormente, os participantes irão ao laboratório, para observação de cianobactérias ao microscópio.

Conforme Diego, esse grupo é importante pois realizam fotossíntese. Ainda, esses micro organismos podem produzir toxinas e ou outras substância com interesse biotecnológico, que podem ser utilizadas na prospecção química de substâncias bioativas. Seu cultivo em larga escala pode ser interessante para a produção de biodiesel e ou como fonte alternativa de proteínas para alimentação.

Inscrições através do e-mail: cnpma.eventos@embrapa.br ver mais notícias