Cinco jovens brasileiros são selecionados para ajudar a enfrentar os desafios da segurança alimentar mundial

O Youth Ag-Summit será realizado entre 9 e 13 de outubro de 2017 em Bruxelas, Bélgica

09.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Isadora Mota

Cinco brasileiros com idade entre 18 e 25 anos estão à caminho de Bruxelas, Bélgica, para representar o Brasil na 3ª edição do Youth Ag-Summit, que será realizada entre os dias 9 e 13 de outubro de 2017. Os candidatos prepararam redações sobre o tema: “Como alimentar um planeta faminto?”, trazendo propostas sobre como alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustetável, baseados nas Metas de Sustentabilidade da ONU. No total, foram selecionados 100 delegados entre quase 1,2 mil candidatos no mundo todo.

Desde otimizar a economia familiar para evitar desperdícios até adoção de novas tecnologias, os cinco respresentantes brasileiros mostram que todos podemos contribuir para combater a fome no mundo. Tamires Lacerda, 23 anos, é estudante de Relações Internacionais, natural de Sete Lagoas (MG), Paulo Beraldo, de 24, é jornalista de São Paulo (SP), Letícia Marques, 22 anos, de Governador Valadares (MG), é estudante de Biotecnologia, já o paulista Caio Siqueira, 25, e Augusto Akira, de Florianópolis (SC), são estudantes de agronomia. Todos, independente da área de atuação, compartilham a paixão pela agricultura e uma visão de um mundo sem fome.

O Youth Ag-Summit 2017 é fruto de uma parceria da Bayer, com as associações belgas de agricultores Groene Kring e Fédération des Jeunes Agriculteurs. Os jovens participantes representam 49 nacionalidades e compartilham a paixão pela agricultura e uma visão de um mundo sem fome. Em cinco dias, os delegados realizarão projetos em grupo, participarão de tours na indústria, e aprenderão com palestrantes especializados. Sua missão é ter ideias novas e concretas que podem impulsionar o progresso da agricultura em todo o mundo para serem colocadas em prática quando os participantes retornarem para casa.

“O setor agrícola pode contribuir fortemente para alcançar alguns dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas isso também requer participação ativa da próxima geração. O Youth Ag-Summit pretende dar aos jovens líderes a oportunidade de promover suas ideias, compartilhar as melhores práticas e explorar o papel da agricultura moderna em alimentar um planeta faminto”, disse Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e head da Divisão Crop Science.

Participantes foram selecionados por meio de um concurso de redações

Para participar do Ag-Summit, o potencial delegado apresentou uma redação de até 1,5 mil palavras sobre o tema insegurança alimentar. No total, foram avaliadas 1187 redações inscritas, vindas de 95 países diferentes. Todas passaram por um júri de especialistas do setor.

Os vencedores deste ano focaram suas redações nas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e no papel dos jovens em ajudar a alimentar a crescente população mundial. As ideias apresentadas foram relativas à melhoria da educação e da conscientização sobre as melhores práticas, a aumentar a igualdade de gênero no setor, a mudar os padrões de consumo e a mitigar o impacto das mudanças climáticas sobre o rendimento das culturas, para mencionar apenas alguns exemplos.

“Os candidatos se esforçaram em suas redações. Nós as revisamos com base em seus pontos de vista a respeito da segurança alimentar e agricultura sustentáveis. Ler as redações foi uma experiência valiosa. Suas contribuições serão a base para a discussão no Youth Ag-Summit, em outubro”, disse Giel Boey, presidente nacional da Groene Kring.

Acesse http://www.youthagsummit.com para conhecer os delegados e saber mais sobre o Summit.

Siga as mais recentes notícias em @YouthAgSummit ou www.facebook.com/YouthAgSummit/.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024