Circuito Frutificaminas leva informações e tecnologia para produtores de diversos municípios de MG

Eventos sobre fruticultura são realizados sob a coordenação da Emater-MG em parceria com entidades do setor

17.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Terezinha Leite

O Circuito Frutificaminas 2016 terá início no dia 19 de maio, durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT), no município de Sete Lagoas, região Central do Estado. O circuito é constituído de uma série de eventos, como palestras técnicas, oficinas e dias de campo para debater questões relacionadas à fruticultura no Estado. A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Ela é realizada desde 2010, em parceria com a Epamig, universidades federais de Lavras e Viçosa, além de instituições privadas. No total, o Frutificaminas pretende percorrer este ano 19 municípios mineiros, seis a mais do que em 2015.

“A fruticultura pode ser conduzida com mão de obra familiar, o que a coloca como uma atividade altamente viável para as pequenas propriedades rurais, gerando mais de 500 mil empregos em Minas Gerais”, explica o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio. Para o coordenador, isso já é motivo suficiente para justificar a realização de um evento como o Frutificaminas, que também valoriza as parceiras. “É necessário o estabelecimento de parcerias com os setores de produção, pesquisa e extensão, comercialização e agroindústrias, envolvendo setores públicos e privados, na busca pela obtenção de frutas de boa qualidade, oferta regular, livre de resíduos de defensivos e a preços competitivos”, argumenta.

Segundo Deny Sanábio, o Circuito permite a socialização de tecnologias, visando a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas, além do aumento da renda do produtor, manutenção e geração de empregos. “Nos últimos cinco anos o Circuito Frutificaminas realizou 58 eventos com a participação de 6.993 produtores e caravanas de mais de 362 municípios. Só no ao ano de 2015, tivemos 1.361 participantes em 13 etapas”, infnorma.

Potencial para crescimento

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com 42 milhões de toneladas produzidas, de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo. Já Minas Gerais oscila entre o 4º e 5º lugares no ranking nacional de produção de frutas. São cerca de 120 mil hectares de área plantada dos mais variados tipos.

Mas o coordenador técnico da Emater-MG acredita ser maior o potencial de produção do Estado e aponta algumas melhorias que precisam ser implementadas, como o uso de mudas de qualidade, adequação dos veículos de transporte, que devem equipados com ventilação e uso de câmaras frias para conservar as frutas. “O aumento do consumo de frutas in natura e de sucos naturais é uma tendência mundial e que se materializou no Brasil, criando a necessidade do aumento da produção e da qualidade das frutas. Entretanto, apesar das condições favoráveis para produzir frutas tropicais, subtropicais e temperadas, durante o ano, Minas importa várias frutas que poderiam ser produzidas aqui”, argumenta.

Deny Sanábio calcula que as perdas de frutas no mercado interno possam chegar a 30%, em decorrência, principalmente, de tratos culturais, armazenamento e transporte inadequados, além da falta de informação dos integrantes da cadeia produtiva. Por isso, Sanábio destaca a importância de eventos como os do Frutificaminas. “Estas questões são sempre tratadas nos municípios percorridos pelo circuito”, explica.

Próximas etapas do Frutificaminas no mês de maio

-19/05/16 – Semana de Integração Tecnológica (SIT), Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas.

-24/05/16 – Frei Inocêncio.

-31/05/16 – Delfinópolis.

-31/05/16 – Presidente Olegário

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024