Clima afeta produção de kiwi em Caxias do Sul (RS)

Condições atípicas do último inverno resultaram em quebra da safra

12.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

Desta vez, as condições climáticas não ajudaram no trabalho dos produtores de kiwi do Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o clima atípico foi responsável pelos resultados que devem ficar bem abaixo da última safra. “Tivemos um inverno com pouco frio. E, assim como maçã, uva e ameixa, o kiwi necessita de boas horas de baixas temperaturas para entrar em dormência e brotar com qualidade”, explica Gilmar Onsi, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

O especialista ressalta que o que dita o sucesso da produção é o inverno, já que o kiwi é uma das culturas mais sensíveis. “A fruta é exigente em água, mas não pode encharcar o solo. Outro fator essencial é o frio abaixo de 7°C, que causa uma boa florada e desenvolvimento”, diz. Apesar de não ter muita representatividade na cidade, a última safra do kiwi foi excelente e agora os produtores precisam lidar com a quebra. A qualidade é satisfatória, mas o volume decepciona.

A colheita deve seguir até junho e os produtores esperam um inverno favorável para que tenham uma próxima safra positiva. Segundo o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, o inverno deste ano deve ser muito parecido com o do ano anterior. Não será rigoroso e terá chuva em níveis normais na Serra Gaúcha nos meses de junho e julho e abaixo da média em abril, maio e agosto – meses em que os produtores de Kiwi estarão em trabalhos de campo. A maior parte de maio deve ser com temperatura de normal à acima da média. Já em junho e julho o frio predomina, cedendo espaço para o calor apenas em agosto, quando esquenta mais do que o normal.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024