NOTÍCIAS

Clima beneficia milho e expectativa de produtividade pode ser superada no RS

  • 08/01/2016 |
  • Mateus de Oliveira

Foto: Deise Froelich

A cultura do milho segue apresentando excelente desenvolvimento no Rio Grande do Sul, com condições ideais de umidade para as lavouras, que estão em fase de enchimento de grãos (38%) e floração (20%). De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, as plantações apresentam uma coloração verde intenso, indicando plantas sem deficiência hídrica ou nutricional, com expectativa de alto rendimento de grãos e a possibilidade de ultrapassar a estimativa inicial, o que vem se confirmando em algumas áreas já colhidas, embora elas representem apenas 0,5% do total plantado no Estado.

Os milharais não possuem grandes problemas com pragas, apesar do ataque de lagarta do cartucho, que vem se intensificando nas lavouras do tarde, mesmo em híbridos com tecnologia BT. No que se refere ao milho para silagem, alguns agricultores estão enfrentando dificuldades para realizar a ensilagem. Segundo a Emater/RS-Ascar, em função do excesso de umidade, em determinadas situações não é possível realizar o corte no melhor momento, fazendo com que lavouras ensiladas passem do ponto ideal e resultem em um produto de menor qualidade.

Em relação à soja, outro grão de verão, o desenvolvimento da cultura segue considerado bom, apesar de algumas lavouras terem sofrido com as pesadas chuvas dos últimos dias, deixando-as com stands desuniformes. Os técnicos que acompanham as Unidades de Referência Técnica já identificaram a ferrugem em todas as regiões do RS, embora ainda em estágio inicial. A recomendação é de que os sojicultores tenham cautela na aplicação de fungicidas, no sentido de evitar desperdícios e aumento de custos com aplicações desnecessárias.

ver mais notícias