NOTÍCIAS

​Climatempo lança o Agroclima Pro, primeiro serviço de previsão do país que integra dados das estações meteorológicas das fazendas

  • 29/06/2017 |
  • Lucas Majuski

Quem é produtor rural sabe como o clima pode influenciar diretamente nos resultados da safra. Pensando nisso, a Climatempo, líder em meteorologia no país, acaba de lançar o primeiro serviço brasileiro que integra sua previsão aos dados das estações meteorológicas das fazendas: o Agroclima Pro. O serviço pretende revolucionar a produção no campo, oferecendo previsões personalizadas.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de inovação, pesquisa e desenvolvimento da empresa. O núcleo está localizado no Laboratório de Pesquisa no Parque Tecnológico de São José dos Campos, um dos mais avançados do país.

Com informações meteorológicas precisas, é possível ter um controle total da produção e prevenir-se de variações climáticas. Outra vantagem é a redução de custos. O sistema oferece um mapeamento completo do balanço hídrico e alertas fitossanitários para a tomada de decisões mais assertivas, resultando em maiores ganhos em produtividade.

Um grande diferencial é a integração com estações meteorológicas que os produtores já possuem em suas fazendas. No Brasil, o número de estações ainda é muito baixo e, ao fazer o compartilhamento, a Climatempo processa os dados e consegue entregar previsões ainda mais precisas para o agricultor e região.

A integração funciona de forma parecida com aplicativos de transporte. Os usuários compartilham informações que já possuem para tornar a qualidade do serviço ainda melhor. O objetivo é criar uma grande rede de previsão para a agricultura e melhorar a qualidade dos dados enviados para os fazendeiros.

GEOLOCALIZAÇÃO

O Agroclima Pro é uma plataforma de previsão geolocalizada, ou seja, o usuário recebe previsões para a localização exata do seu negócio. Também são enviados boletins periódicos que ajudam a preparar o cultivo para condições severas como geadas, seca e condições fitossanitárias. Alertas são enviados diretamente para o celular do produtor por meio de um aplicativo.

Acompanhando de perto o trabalho no campo, os melhores meteorologistas do país estão disponíveis 24 horas por dia, durante toda a semana, para tirar dúvidas referentes ao clima. O atendimento pode ser feito por chat e telefone. O Agroclima Pro possui pacotes que variam de acordo com a necessidade do fazendeiro. Com a versão de testes gratuita, basta um simples cadastro para receber previsões certificadas de 72 horas e 15 dias. Ao compartilhar dados da estação meteorológica, o produtor tem acesso gratuito a um pacote com dados históricos e boletins.

Há também duas versões mais completas por R$ 150 e R$ 300 por mês, com informações de balanço hídrico, alertas fitossanitários e assistência de agrometeorologista.

ver mais notícias