Colheitadeiras de rotor são as mais procuradas pelo produtor brasileiro

Sistema de colheita axial da Case IH é tendência para o mercado. Apenas nesse ano, 71% das colheitadeiras vendidas no país foram com o sistema de rotor

29.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Elaine Prada

Cada vez mais o produtor se preocupa com rendimento e produtividade. De acordo com a previsão divulgada neste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos 2015/2016 deve atingir 205,4 milhões de toneladas. Mesmo em queda, se comparado a safra do ano anterior, o número mostra o potencial brasileiro na produção de grãos. Entre os fatores que fazem o Brasil se destacar em algumas culturas está a mecanização agrícola e a tecnologia empregada nas máquinas.

Neste ano a estimativa de área plantada no país aumentou, totalizando 58,5 milhões de hectares, aumento equivalente a 0,9% sobre a safra passada, também de acordo com a Conab. Ou seja, o Brasil cresce em áreas cultivadas, aumenta a produção e, consequentemente, o produtor precisa de máquinas mais fortes, capazes de atender as curtas janelas de plantio e de colheita, com baixo custo de manutenção.

Dentre as tecnologias, o sistema de colheita axial tem se mostrado o mais eficiente para os agricultores brasileiros. Atualmente, mais de 70% das colheitadeiras vendidas no país são de rotor. Nos últimos cinco anos (2011 - 2015) esse número ficou em torno de 65%, mostrando que há um crescimento na procura por esse tipo de máquina em campo.

Com um território de 340.086 km², o estado de Goiás abriga a cidade de Formosa, onde o produtor Darci Martarelo cultiva soja, milho, alho e cebola em pouco mais de 600 hectares. Junto com a família, ele observa de perto o crescimento e expansão do agronegócio. Para o produtor é fundamental ter, na propriedade, máquinas de alta performance. Martarelo afirma que a tecnologia empregada nas máquinas é instintiva, isto é, de aprendizado intuitivo, sem complexidade. "E tem mais, a tecnologia está aí, acessível, já não se trata do futuro, mas do presente. A gente tem que saber tirar proveito disso para melhorar nossas colheitas", complementa.

Martarelo foi um dos primeiros clientes a receber uma Axial-Flow Série 130, lançamento da Case IH para o ano de 2016, e se surpreendeu com o rendimento da máquina. Foi a Case IH que, em 1977, revolucionou a agricultura mundial com a criação do sistema de separação de grãos de fluxo axial com um único rotor. Esse método passou a entregar grãos com maior qualidade e aumentou a capacidade de colheita, surpreendendo o agricultor da época.

Esse lançamento representa a evolução do sistema de colheita Axial. A Série 130 é composta de quatro modelos: 4130 (da classe 5), 5130e 6130 (da classe 6) e 7130 (da classe 7). As classes 5,6 e 7 são usadas em todas as regiões do Brasil e representam mais de dois terços do mercado de colheitadeiras de grãos no país.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024