Com inscrições abertas, abertura da safra 16/17 será em Sinop, MT

​Pela segunda vez, a Abertura Oficial do Plantio da Soja será realizada na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop

14.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Faria

Pela segunda vez, a Abertura Oficial do Plantio da Soja será realizada na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. O evento que marca o início da semeadura na safra 2016/2017 será nos dias 21 e 22 de setembro e contará com uma programação com foco em técnicas de produção para redução dos custos.

Promovido pelo Canal Rural, Aprosoja Brasil, Senar Mato Grosso e com coordenação técnica da Embrapa, o evento faz parte do Projeto Soja Brasil. Ao longo de duas manhãs, ele terá dez painéis, uma mesa redonda e um debate. Além disso, no dia 22, haverá a solenidade que marcará a abertura do plantio, com a presença de autoridades.

Assim como ocorreu em 2013, a semeadura inicial será feita em uma área de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril.

Toda a programação poderá ser conferida no local pelas pessoas previamente inscritas e também por todo o país por meio da transmissão ao vivo do Canal Rural.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento http://gatheros.com/evento/abertura-nacional-do-plantio-da-soja-safra-20162017/.

Programação

A programação terá início na quarta-feira, dia 21, às 7h30, com um café da manhã e credenciamento dos participantes. A abertura será às 8h30 e logo na sequência haverá o painel sobre impactos da biotecnologia no agronegócio, apresentado por Marcelo Gravina de Moraes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gerenciamento financeiro da propriedade, apresentado pelo consultor da Scot Consultoria Rafael Ribeiro, o controle de plantas daninhas e tecnologias de aplicação, conduzido pelo pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas darão sequência aos painéis.

A programação do primeiro dia caminhará para o fim com painéis sobre Fertilidade do solo para safras produtivas e Manejo de Doenças em Soja, apresentados por Jaqueline Lermen da Yara Fertilizantes e Valtemir José Carlin, membro da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Estado de Mato Grosso, respectivamente.

Finalizando, o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin será o moderador de uma mesa redonda com os palestrantes.

Na quinta-feira, a programação terá início um pouco mais cedo, às 7h, com o café da manhã e credenciamento. A abertura será às 8h.

Entre os painéis previstos para o dia estão temas como Quanto Custa Produzir Soja no Mato Grosso, apresentado pelo superintendente do Imea, Daniel Latorraca; técnicas de rochagem, com o pesquisador da Embrapa Eder Martins; agricultura fermentativa, com o agrônomo Cassiano Ricardo Niero Mendes; aspectos econômicos do sistema ILPF, apresentado pelo pesquisador da Embrapa Júlio César dos Reis; e os casos de alta produtividade de soja, que serão mostrados pelo Presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil, Nery Ribas.

Ao fim dos painéis, haverá um debate e um cerimônia de homenagens. A abertura do plantio está prevista para às 11h10.

Confira a programação completa aqui

Soja Brasil

O Projeto Soja Brasil tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024