​Com manejo nutricional diferenciado, pomares de laranja apresentam aumento de 70% em produtividade

Resultado foi obtido com a utilização de pacote tecnológico de fertilizantes fluidos que melhoraram a indução de flores e a formação dos frutos

03.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Bárbara Laranja de Paula Suski

A produção de laranjas da Fazenda Bethanea, localizada no município paulista de Nova Campina, é um dos exemplos bem sucedidos de investimento em manejo nutricional de alto desempenho direcionado para aumento de produtividade. O manejo nutricional, que se fosse realizado com produtos convencionais poderia levar até 3 anos para apresentar resultados, mostrou eficiência em apenas 1 ano de tratamento.

Ernesto Luiz Pires de Almeida, engenheiro agrônomo que presta consultoria técnica em produção de citros da Fazenda, explica que a produtividade na safra deste ano acresceu 70% em relação ao ano passado e que os bons resultados foram obtidos com a ação conjunta de um pacote de fertilizantes de alta tecnologia desenvolvidos pela Nutriceler, tanto no tratamento via solo, quanto via folha. “Como as plantas estavam bastante debilitadas e precisávamos de uma resposta mais rápida, optamos por reforçar a nutrição via solo com fertilizantes fluidos compostos por fontes de nitrogênio, fósforo e potássio, além de substâncias húmicas e fúlvicas, extratos de algas, aminoácidos, todos envoltos em tecnologias de rápida assimilação pelas plantas. Essa estratégia foi fundamental para promover a ativação do metabolismo das plantas e proporcionar a elas condições de emitir mais folhas e flores com maior qualidade e velocidade", explica.

O tratamento também foi realizado via folha, onde a combinação tecnológica estimulou ainda mais a floração e o pegamento, e proporcionou um melhor desenvolvimento das frutas. “A tecnologia utilizada nos ajudou a aumentar a quantidade de flores durante o florescimento, bem como aumentou o pegamento dessas flores, com isso também houve aumento do número de frutos. O manejo também proporcionou a diminuição de abortos naturais de frutos e favoreceu enchimento dos frutos, gerando frutas com bastante caldo", diz.

O agrônomo afirma que as plantas responderam muito bem à combinação dos fertilizantes fluidos, tanto via solo quanto via folha. “Além de resolverem o problema da fixação de nutrientes no solo, a tecnologia utilizada melhorou a CTC do solo e permitiu o alongamento do período de absorção pelas raízes. O efeito foi surpreendentemente bom para as plantas com maior número de brotações, folhas novas completas e cerosas e floradas vigorosas", comenta Ernesto.

O administrador da fazenda, Jason Alves da Silva Junior, destaca que, além da eficiência nutricional, a tecnologia também proporciona importantes ganhos operacionais. “Em se tratando de logística, a substituição de parte do adubo sólido pelos fertilizantes fluidos possibilita ganhos relacionados ao tempo de operação em campo e a segurança dos operadores, sendo que o volume de produtos é reduzido. Esses ganhos operacionais são somados na rentabilidade da produção. Os fertilizantes fluidos, além de oferecerem um retorno rápido e eficiente, também colaboram expressivamente com a facilitação do trabalho em campo", afirma.

Jason comenta também que a tecnologia Nutriceler conta com fertilizantes fluidos, altamente solúveis e compatíveis com os demais insumos utilizados nos tratos culturais, as aplicações de solo podem ser realizadas com a barra de herbicida, e os foliares com os pulverizadores. “Isso torna a operação muito prática e facilitada. Esse detalhe agrega ainda mais valor aos ganhos de produtividade registrados na fazenda", acrescenta.

Com o tratamento realizado este ano, a equipe da Fazenda Bethanea já consegue calcular o retorno que será obtido na safra de 2017. “Já estamos conseguindo prever que a próxima safra será, pelo menos, 30% maior do que a que colhemos recentemente. É possível que tenhamos que fazer desbaste nas plantas devido a grande quantidade de frutos que foram desenvolvidos. Pode ser que os pés de laranja não comportem tantas frutas", finaliza Jason.

Tecnologia
O pacote de tecnologias que promoveu o desenvolvimento dos pomares de laranja da Fazenda Bethanea contou com os fertilizantes Maxifós Plus, Maxifós P e Maxifós K via solo. O manejo via folha teve a participação dos fertilizantes Nitroceler N, com 25% de nitrogênio e 0,1% de molibdênio e a linha Metalosate como fonte de nutrientes diversos, como cálcio, zinco e potássio. Os fertilizantes Akro D e Akro Cobre entraram no tratamento visando à indução de resistência das plantas.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024