NOTÍCIAS

Comissão Técnica Nacional de Biossegurança homenageia docentes da ESALQ

  • 19/11/2015 |
  • Caio Albuquerque

Maria Lucia Carneiro Vieira

Por ocasião dos 10 anos da Lei de Biossegurança, durante o VII Encontro Nacional da Comissões Internas de Biosegurança (ENCIBio), a docente do Departamento de Genética, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Maria Lucia Carneiro Vieira, foi homenageada, em Brasília (DF), pelo seu trabalho junto à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua finalidade é prestar apoio técnico-consultivo e assessoramento ao Governo Federal para formular, atualizar e implementar a Política Nacional de Biossegurança em relação a OGMs (também conhecidos como transgênicos) e seus derivados, e também no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos conclusivos no que tange à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, em atividades relativas à construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGMs e derivados.

É composta de 12 especialistas de notório saber científico e técnico, em efetivo exercício profissional, sendo três de cada uma das áreas: saúde humana, animal, vegetal, e meio ambiente, todo nomeados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também compõem a CTNBio um representante de cada um dos seguintes órgãos governamentais: MAPA, MCTI, MMA, MS, MDIC, MRE, MDA, MD e SEP, além de um especialista em Defesa do Consumidor; Saúde; Meio Ambiente; Biotecnologia; Agricultura Familiar e Saúde do Trabalhador.

Além da professora Maria Lucia, Ernesto Paterniani, cientista que também atuou no Departamento de Genética da ESALQ, foi lembrado (homenagem póstuma). Na ocasião, também foram celebradas as contribuições dos pesquisadores Walter Colli (USP); Edilson Paiva (Embrapa); Edivaldo Velini (UNESP); Maria Lúcia Zaidan Dagli (USP); Luiz Antônio Barreto de Castro (Sociedade Brasileira de Biotecnologia); Leila Macedo (Sociedade Brasileira de Biotecnologia).

ver mais notícias