​ Complementação nutricional favorece enchimento dos grãos de soja

Potássio, nitrogênio e magnésio estão entre os principais aliados do produtor

11.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Camila Castro

Considerado a última etapa do ciclo da soja, o enchimento dos grãos é a possibilidade de concretização da produtividade da lavoura. O resultado, que será colhido, é reflexo das práticas de manejo aplicadas durante todo o ciclo da cultura. Entretanto, alguns nutrientes, como o potássio, o nitrogênio e o magnésio, podem ser bons aliados do produtor nesta fase, na busca pela qualidade e aumento da produtividade.

A prática de complementação nutricional via foliar já é adotada por diversos agricultores. Em Araguari (MG), por exemplo, onde Wilson Guimarães Filho é consultor, os resultados têm sido positivos. "Para ter uma planta saudável, que dê um bom resultado, é importante cuidar do equilíbrio nutricional, para que possa expressar todo o seu potencial", destaca.

Segundo o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science, cada nutriente destes tem uma função essencial. "O potássio vai auxiliar na translocação de carboidratos para os grãos. Já o nitrogênio, que é o elemento mais exigido nessa fase, é extremamente importante para a formação de proteína do grão".

Outro nutriente lembrado por Batista é o magnésio, fundamental para manter a fotossíntese da planta ativa, uma vez que faz parte da clorofila. "A fase de enchimento de grãos, é o momento de maior atividade fotossintética da soja em todo o seu ciclo de desenvolvimento. Por isso a importância do uso deste elemento", ressalta. Por meio deste balanço nutricional, é possível alcançar também melhor peso do grão, impactando diretamente na produtividade.

Demais cuidados

Além da atenção aos aspectos nutricionais, o agrônomo recomenda que o produtor esteja sempre atento às condições climáticas. "Se a lavoura passar por um estresse hídrico (falta de chuva) ou turbidez atmosférica (dias com pouca luminosidade), o enchimento dos grãos pode ser prejudicado. O controle de doenças de fim de ciclo na soja também é extremamente importante para um boa colheita, aponta Batista.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024