NOTÍCIAS

Complexo soja exporta US$ 22,5 bilhões, quantia equivalente a 17,5% do total exportado pelo País até agosto

  • 09/09/2015 |
  • Abiove
Apesar da queda média das cotações internacionais em cerca de 25% para o grão e o farelo, e de 20% para o óleo, o Brasil aumentou o volume exportado dessas três mercadorias em 9%, 7% e 12%, respectivamente. Dessa forma, parte da redução do preço foi compensada pelo aumento da quantidade, o que permitiu que se registrassem valores expressivos em dólares.

Por essa razão, o complexo soja brasileiro, o qual compreende os produtos soja em grão, farelo e óleo de soja, vendeu ao exterior US$ 22,5 bilhões, quantia equivalente a 17,5% do total exportado pelo País até agosto.

No acumulado até agosto (comparativamente ao mesmo período de 2014), destacam-se aumentos das vendas de soja em grão para a China, demais países do Sudeste asiático, Arábia Saudita e Irã. O farelo apresentou crescimento nas exportações para a maioria dos países da Ásia (exceto China), Emirados Árabes Unidos e Irã. Quanto ao óleo de soja, houve forte elevação nas vendas para os países da Ásia (exceto China), especialmente Bangladesh e Índia, e para o Irã. ver mais notícias