Compradores internacionais estão de olho na tecnologia brasileira apresentada na 25ª Fenasucro & Agrocana

Rodadas internacionais de negócios durante o evento colocam setor sucroenergético na vitrine internacional

25.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Samia Borges

Compradores de 45 países estão de olho na tecnologia desenvolvida pelo setor sucroenergético brasileiro. E durante a 25ª Fenasucro & Agrocana, as empresas nacionais ficam na vitrine mundial nas Rodadas Internacionais de Negócios.

São companhias estrangeiras interessadas em produtos, ideias inovadoras, na experiência e na qualificação no mercado nacional. "Eles vêm procurando tudo, em busca das nossas soluções. O Brasil não vende só equipamento, vende solução", disse Flávio Castelar, diretor executivo do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), que promove a rodada em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Compradores como Fernando Rodrigues Garcia, de Honduras, que participa da feira pela primeira vez, em busca de maior produtividade. "Busco produtos químicos para a produção de açúcar, para ampliar os resultados", disse.

Países da América Central, América Latina e África estão entre os principais compradores, segundo Flávio. Somente nos dois primeiros dias de rodadas durante a Fenasucro & Agrocana, foram 320 reuniões e prospecção de US$ 90 milhões em negócios a serem desenvolvidos nos próximos doze meses. "As empresas estão contentes e os compradores estão vindo, buscando equipamentos. Estamos indo super bem e vamos ter uma surpresa muito boa com o balanço, quando terminar a feira", disse Flávio. Ao todo, 60 empresas brasileiras vendem seus produtos nas rodadas.

Clive Wrench, de uma usina do Quênia, fechou negócios na rodada para fazer a mecanização da colheita. "Investimentos para modernizar processos." As rodadas continuam nesta sexta-feira (25), a partir das 13h, no pavilhão da Fenasucro, em Sertãozinho.

Conteúdo

E para discutir a modernização dos processos nos canaviais brasileiros, o 17° Encontro dos Produtores de Cana, nesta quinta-feira (24), discutiu inovações tecnológicas, ações de sustentabilidade e a capacitação dos produtores de cana.

"Temos o desafio de fazer o novo, sair na dianteira no processo produtivo. Ampliar resultados por meio do conhecimento. O Encontro de produtores provoca essa mudança de atitude", disse Eduardo Romão, presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana do Centro-Sul).

O ex-ministro Aldo Rebelo também participou do encontro com uma análise de questões ambientais e importância da base produtiva da cadeia sucroenergética. "O setor é o mais inovador da nossa história."

O projeto de qualificação contínua de produtores Muda Cana, lançado pela Orplana, também foi discutido no encontro, que reuniu ainda ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), ASSOBARI (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri), SOCICANA (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e AFCOP (Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista).

Esta sexta-feira (25) é o último dia para participar dos eventos de conteúdo, das rodadas internacionais e conhecer as inovações das mil marcas em exposição na 25ª Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024