Conab participa de seminário da cadeia produtiva de cebola

O panorama sobre a comercialização da cebola no país será serão apresentado no 28º Seminário Nacional de Cebola (Senace)

23.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Conab

O panorama sobre a comercialização da cebola no país, incluindo a produção nacional e as importações do produto, serão apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o 28º Seminário Nacional de Cebola (Senace), que acontece no Rio Grande do Sul até esta quarta-feira (22).

Durante o encontro, o superintendente de Abastecimento Social, Newton Araújo Júnior, dará informações sobre o volume e origem do produto comercializado nas principais centrais de abastecimento do país nos últimos anos e também apresentará o Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab). Desenvolvido pela Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), o sistema permite extrair informações sobre volume, preço e origem das frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas. Esses dados servem de base para análises econômicas de áreas especializadas do governo federal, contribuindo para a definição das políticas públicas do setor. A consulta ao banco de dados está disponível ao público em geral no site www.prohort.conab.gov.br. O encontro também terá a participação do superintendente do Rio Grande do Sul, Glauto Lisboa Melo Júnior, que também fará uma palestra no seminário sobre a atuação da Conab.

Nessa edição, o Senace acontece junto ao 19º Seminário de Cebola do Mercosul e tem como objetivo discutir os principais problemas e levantar soluções frente aos desafios da produção e comercialização de cebola.

Adesão ao Simab - Além da participação no evento, o superintendente Newton Júnior irá se reunir com representantes da Ceasa/RS. Durante a reunião serão apresentadas as ações de apoio ao setor como o desenvolvimento de sistemas, a transferência de informações e conhecimentos entre a Conab e as Ceasas, capacitações, entre outras medidas. "O intuito é buscar soluções para questões técnicas como a agregação de valor aos produtos, padronização e classificação de embalagens e de incentivo à comercialização", explica Newton Araújo Júnior.

Na visita à Ceasa, Araújo estará acompanhado do Gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Gehor/Prohort), Erick Farias, que apresentará os estudos do Boletim Hortigranjeiro. A reunião também será uma oportunidade para a Ceasa gaúcha aderir ao Simab.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024