Conab vistoria mais de 800 mil t de estoques públicos a partir da próxima segunda

​Os estoques públicos armazenados em 12 estados e no Distrito Federal serão vistoriados por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir da próxima semana

22.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Os estoques públicos armazenados em 12 estados e no Distrito Federal serão vistoriados por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir da próxima semana. Nesta terceira etapa de fiscalização de 2016, 25 profissionais irão visitar 106 armazéns públicos e privados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pernambuco Alagoas, Paraíba, Roraima, Rio Grande do Norte e Piauí. Os trabalhos prosseguem até a primeira semana de maio (06/05).

De acordo com a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia, a expectativa da Companhia para esta terceira etapa é fiscalizar 883,662 mil toneladas de grãos entre arroz, milho, feijão, café, trigo, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados. Outras seis rodadas estão programadas até o final do ano.

Nas duas primeiras etapas de fiscalização de 2016, foram vistoriados 1.993 milhões de toneladas de produtos em 163 armazéns localizados em 11 estados do país. As vistorias identificaram cerca de 1,6 mil toneladas de perdas, 4.468 t de desvios, 1.307 t de produto fora de tipo e desclassificação de 660 kg de café e 30,6 toneladas de feijão.

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia. Já no caso da perda de qualidade do café e do feijão, será aberta sindicância para apurar os motivos da desclassificação dos produtos. Quando é identificado algum desvio, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024