Congresso do Milho e Sorgo é apresentado na Expointer 2016

Para a próxima safra de milho a Emater/RS-Ascar projeta um aumento de, aproximadamente, 9% da área plantada

31.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Emater RS

"A demanda futura do milho é real", anunciou o presidente da Abramilho Alysson Paolinelli, durante o ato que apresentou o 31º Congresso Nacional do Milho e Sorgo, no auditório da Adminsitração do Parque Assis Brasil, em Esteio. Na oportunidade o dirigente lembrou que o Brasil está conquistando o mercado mundial de proteínas nobres. "É fundamental que consigamos ampliar a produção tanto do milho como do sorgo para atender as novas demandas. O mercado chinês está comprando sorgo e o americano está de olho no milho".

Para a próxima safra de milho a Emater/RS-Ascar projeta um aumento de, aproximadamente, 9% da área plantada. O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, disse que é preciso aumentar a produção para 1,2 milhão para atender o mercado. "A produção reduzida trava o crescimento do Estado. Incentivando o aumento na produção estaremos incentivando várias cadeias produtivas a se desenvolverem".

O secretário adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Orsi, lembrou que apenas três cadeias produtivas (leite, aves e suínos) são responsáveis por 25% da arrecadação de ICMS no Rio Grande do Sul. "Com este panorama, temos que discutir um política permanente para o milho", salientou Orsi.

Os pontos comentados durante o ato de apresentação deverão integrar a programação do 31º CNMS, que será realizado em Bento Gonçalves de 25 a 29 de setembro. "O Congresso busca estimular, conscientizar e discutir inovações tecnológicas para ampliar a cultura do milho e do sorgo. Isso é fundamental para que as cadeias produtivas que dependentes destes grãos continuem se desenvolvendo e gerando renda", finalizou o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

Estiveram presentes os presidentes da Fepagro, Adoralvo Antonio Schio, da Apromilho-RS, Cláudio de Jesus, do Sindicato das Indústrias Produtoras de Suínos, Rogério Kerber, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, do secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, dos diretores técnicos da Emater/RS e Fepagro, Lino Moura e Carlos Alberto Oliveira, e do pesquisador e presidente do Congresso, Zeferino Chiele.

O Congresso
Após 24 anos, o Rio Grande do Sul sediará o encontro que dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.

Nesta edição, o evento terá dois workshops - um sobre o manejo integrado da lagarta-do-cartucho e o segundo sobre o percevejo-barriga-verde em milho - além de duas reuniões técnicas sobre os cereais em questão.

O objetivo do congresso é reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes de indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, além de professores e estudantes, para analisar os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.

A promoção do Congresso é da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com realização da Embrapa, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Emater/RS-Ascar e Governo do Estado. As inscrições de trabalhos encerram no próximo dia 30 e podem ser feitas no http://www.abms.org.br/.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024