NOTÍCIAS

Coodetec apresenta trigo de qualidade na Bahia

  • 09/09/2015 |
  • Fernanda Benedito
A tradição e a qualidade dos trigos Coodetec ultrapassa fronteiras e chega às regiões mais quentes do País. Em parceria com a Fazenda Savana, a empresa de pesquisa promove o 1º Encontro Tecnológico de Trigo Irrigado no Oeste da Bahia. O evento acontece na próxima sexta-feira (11/9), em Riachão das Neves/BA, e deve reunir produtores que procuram uma opção para diversificar e melhorar as condições das lavouras.

Em destaque, as cultivares de trigo CD 108, CD 150 e o lançamento CD 1104. “Nossos produtos apresentam a qualidade que a indústria deseja, seja para trigo pão ou melhorador, e também a produtividade que o agricultor espera. Nosso histórico nessa cultura é de grandes produtividades no Sul e pretendemos mostrar esse potencial também no Cerrado”, afirma o gerente comercial da Coodetec, Murilo Teixeira.

A programação do Encontro inclui apresentações sobre a cultura, com demonstração de custos e benefícios de quem produz trigo irrigado no Cerrado, informações sobre a pesquisa e desenvolvimento de cultivares adaptadas para a região. Além disso, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre comercialização e logística dos grãos.

“Podemos considerar que o trigo é uma cultura melhoradora da lavoura, pois é capaz de reduzir doenças de solo como nematoides, quebra ciclo de pragas e doenças e diminui a incidência de plantas daninhas no solo”, explica o representante técnico de vendas da Coodetec, Arian Machado. Segundo ele, a produtividade do trigo na Bahia tem girado em torno de 100 sacas por hectare. “Não temos aqui o risco de fortes chuvas e geadas, comuns no Sul e que acabam ocasionando perdas na cultura. Além disso, o cultivo do trigo é uma alternativa para diminuir os custos de produção, geralmente mais altos para a produção de milho e algodão”, destaca.

O 1º Encontro Tecnológico de Trigo Irrigado no Oeste da Bahia acontece na Fazenda Savana, a partir das 8 horas do dia 11. Neste evento, a Coodetec conta ainda com o apoio da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães. ver mais notícias