NOTÍCIAS

Coodetec lança Campanha de Trigo 2016 para licenciados do Paraná e de São Paulo

A Coodetec reuniu um grupo de licenciados para o lançamento da Campanha de Trigo 2016. Mais de 50 pessoas acompanharam as apresentações no Hotel Deville, em Cascavel/PR.

O diretor administrativo da Coodetec, Ivo Carraro, abriu o evento falando sobre o novo momento da empresa. “Nós estamos mudando e continuamos acreditando no potencial das nossas lavouras de trigo e investindo nesta cultura. Hoje, buscamos atender as três principais necessidades do produtor: qualidade, sanidade e produtividade. Para isso, também contamos com o apoio dos nossos produtores licenciados”, destacou.

As características desejadas pelo triticultor são encontradas nas cultivares de trigo da Coodetec. Entre os principais produtos, estão os trigos CD 150, CD 1104 e CD 1440. “Com o manejo adequado, essas variedades são capazes de produzir muito e com a qualidade que o mercado precisa. Temos um histórico muito bom em produtividade, com resultados que chegam a quatro mil quilos por hectare”, informa a supervisora de desenvolvimento de produto, Flavia Vieira.

Palestra técnica

A fim de orientar os convidados quanto a condução da lavoura, a Coodetec trouxe para Cascavel, o pesquisador Heraldo Feksa, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa). Segundo ele, o produtor precisa investir e ficar atento ao desenvolvimento das plantas, para não amargar prejuízos. “É preciso escolher a cultivar de trigo, conhecer o produto, investir em adubação e no manejo correto para garantir a produtividade desejada.”

O pesquisador também explicou que hoje as doenças de mancha são as mais preocupantes e que cuidar da lavoura nesse sentido também irá controlar outras patologias, como ferrugem e giberela. “Se você fizer aplicação e controlar a mancha, as outras doenças também serão controladas. Os danos causados por manchas são muito severos e, depois que a doença se instalou, é muito difícil controlar. Por isso é importante prestar atenção na lavoura do início ao fim da safra.”

ver mais notícias