Cooperativas agropecuárias criam propostas de intercooperação

Grupos de Trabalho apresentam ideias durante o Encontro de Dirigentes realizados pela FecoAgro/RS

09.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

O tema da intercooperação norteou as discussões no dia de trabalho promovido pelos representantes das cooperativas agropecuárias realizado durante o Encontro de Dirigentes, organizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), em Bento Gonçalves (RS). Entre apresentação de cases e grupos de trabalhos formados, os cooperativistas apresentaram ideias e soluções para problemas comuns encontrados no sistema.

No primeiro momento, o diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato João de Castro Greidanus, apresentou o exemplo de intercooperação realizado pela Frísia em união com a Castrolanda e Capal na produção de leite e de suínos. Juntas, as três cooperativas produzem as marcas de leite Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso, além da marca Alegra, destinada para a suinocultura. No total, são cinco mil cooperados envolvidos com cinco unidades industriais e faturamento anual de R$ 7 bilhões.

Greidanus explicou que o modelo de intercooperação se trata da forma mais flexível de união de esforços, além de salientar o investimento compartilhado e a manutenção da autonomia das cooperativas. "Neste modelo de negócio transferimos valor ao produtor, com isso pensamos em conjunto e ganhamos a confiança do produtor, que investe para captar valor em cima do negócio", observou.

Logo após os dirigentes se reuniram em grupos de trabalho, coordenados pelo CEO da CCGL, Guillermo Dawson, para desenvolver conceitos e ideias de intercooperação. Assuntos como agroindustrialização, comercialização, difusão tecnológica e marketing foram discutidos e logo após foram apresentadas propostas com objetivos e justificativas, com o planejamento de ações viáveis para que possam ser executadas pelas cooperativas. "Todas as ideias colocadas no papel são ideias viáveis. Algumas ações já estão em prática, como a Central de Compras. Isto nos traz possibilidades de nos tornarmos competitivos neste mercado", ressaltou Dawson.

Todas as propostas foram entregues para a FecoAgro/RS e as cooperativas se comprometeram a auxiliar a entidade na formulação dos projetos. "São grandes os desafios. As proposições de todos os grupos são interessantes. São objetivos audaciosos mas necessários. Todos estes projetos precisamos ligar a alguma coisa que está acontecendo", destacou o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024