Copasul apoia a adequação ambiental de propriedades agrícolas do MS

Pela primeira vez uma cooperativa do Mato Grosso do Sul participa do Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva, iniciativa da BASF, implementada pela Fundação Espaço ECO (FEE)

19.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Glarin Bif e Gabriela Borsari

Pela primeira vez uma cooperativa do Mato Grosso do Sul participa do Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva, iniciativa da BASF, implementada pela Fundação Espaço ECO (FEE). A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense apoiou a adequação ambiental de seus cooperados.

A equipe do Programa esteve em Naviraí para o primeiro passo do projeto de adequação ambiental. Na ocasião, foi realizado o processo de diagnóstico ambiental para seis cooperados, totalizando 4500 hectares de área analisada. “Esperamos realizar uma parceria de longo prazo com a Copasul, trabalhando para conciliar a produção agrícola com a legislação ambiental”, afirma Sara Juarez, gerente de Educação para a Sustentabilidade da FEE.

Além dos cooperados, 20 colaboradores participam da iniciativa com o objetivo de utilizar a sustentabilidade em seu dia-a-dia. “É muito importante que nosso corpo técnico esteja alinhado com as temáticas de sustentabilidade. A participação neste programa é fundamental para o sucesso do setor em nossa região”, afirma Sakae Kamitani, diretor-presidente da Copasul.

O Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva® tem como objetivo orientar produtores rurais sobre recuperação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio do plantio de mudas, identificação, mapeamento e elaboração de diagnósticos das propriedades. A iniciativa não só colabora para a recuperação de áreas degradadas, mas também busca conscientizar os envolvidos a melhorarem sua relação com o ambiente em que vivem.

“Ficamos muito felizes por levar o Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva para o Mato Grosso do Sul. Já realizamos projetos com ótimos resultados em 231 propriedades agrícolas distribuídas em 95 cidades. Esperamos alcançar o mesmo na região de Naviraí”, afirma Daniela Ferreroni, Gerente de Comunicação, Trade Marketing e Sustentabilidade da BASF, ao destacar alguns resultados da iniciativa.

Até hoje, em diferentes regiões do Brasil, já foram plantadas 1.103 milhão de mudas de árvores nativas em 668 hectares e diagnosticados aproximadamente 63 mil hectares. Além disso, dois mil professores já foram capacitados pelas ações educacionais, trazendo o benefício para aproximadamente 188 mil estudantes. O Programa ainda conta com os projetos Atlas Ambiental Mata Viva, Teatro Mata Viva e Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024