​Copasul realiza 14º Simpósio da Soja

Evento é referência na região

11.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Gabriela Borsari

Apresentar para técnicos, produtores e estudantes as tendências do mercado, clima e inovações do setor. Esses são alguns dos objetivos do Simpósio da Soja, que completará sua 14ª edição em 2016. O evento será no dia 31 de agosto, às 7 horas, na Câmara Municipal de Naviraí. Na programação está prevista cinco palestras com temas como clima, produtividade na cultura da soja, drone como ferramenta de Gestão e o cenário econômico mundial, com o consultor e colunista da revista Valor Econômico, Gustavo Loyola.

O agrônomo, Dirceu Gassen falará sobre os desafios da produtividade da soja. Segundo ele, o grão teve evolução significativa no Centro-Oeste do Brasil, no período entre 1980 e 2000, ainda mais com a incorporação dos genes RR, tendo a solução dos problemas de controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas convencionais, usados na década de 1990. Naquela época os custos mais elevados e as dificuldades maiores dos produtores de soja estavam relacionados com o controle de plantas daninhas.

“A soja transgênica facilitou muito o controle de plantas daninhas e reduziu os custos com herbicidas. Entretanto o uso generalizado do glifosato e da tecnologia resultou na seleção de populações de várias espécies de plantas daninhas, nas décadas de 2000 e de 2010. O aparecimento da ferrugem da soja também determinou profundas mudanças nas estratégias de proteção das plantas de soja e agregou custos de fungicidas, que não eram contabilizados na década de 1990”, explicou.

O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, dentre outros.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no www.copasul.coop.br


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024