NOTÍCIAS

Cotrijal comemora 58 anos no próximo dia 14

  • 10/09/2015 |
  • Mariliane Elisa Cassel
Criada para dar respaldo ao produtor de trigo, a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial chega aos seus 58 anos consolidada entre as principais do ramo agropecuário do país, promovendo emprego, riqueza e desenvolvimento. A cooperativa foi fundada em 14 de setembro de 1957, em Não-Me-Toque, pelo idealismo de um grupo de agricultores que acreditou na união como fator de desenvolvimento, e vem crescendo ano a ano sem se desviar de suas raízes.

Direcionada ao agronegócio de alimentos, e com a preocupação de atender da melhor forma possível associados e clientes, a Cotrijal se expandiu, de três municípios, no início de suas atividades, para 18 municípios, atualmente. E ainda montou uma estrutura com 38 unidades de recebimento de produção, tornando-se referência no mercado de commodities pela constante evolução e qualidade nos serviços que disponibiliza.

Os investimentos mais recentes em novas unidades foram feitos nos municípios de Coxilha e Estação, próximo a Passo Fundo, e Esmeralda e Pinhal da Serra, municípios vizinhos a Vacaria. Hoje já são mais de 5,7 mil associados e suas famílias sendo beneficiados através da cooperativa.

“Trabalhamos com seriedade, com os pés no chão, convictos de que as pessoas são o maior patrimônio da cooperativa, e que é nelas e para elas que todas as decisões e investimentos devem ser canalizados”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, à frente da organização desde 1995.

O acesso do produtor a novas tecnologias, a informações privilegiadas, e a boas oportunidades de negócios, tem elevado a região ao patamar de campeã de produtividade no Rio Grande do Sul nas culturas de soja, milho e cereais de inverno. Graças ao trabalho da cooperativa, os produtores hoje estão produzindo entre 70 e 90 sacos de soja por hectare em nível de lavoura e ultrapassando a 100 sacos por hectare em parcelas experimentais. Na cultura do milho, da mesma forma, são comuns produtividades médias entre 150 a 200 sacos por hectare. E tudo isso, sem irrigação.

Foco na renda e qualidade de vida dos produtores

Ao longo dos seus 58 anos, a Cotrijal mostrou que é capaz de acompanhar as transformações sociais e econômicas, destacando-se como suporte técnico e de negócios a milhares de produtores rurais, e cada vez mais fortalecida por parcerias sólidas com instituições públicas e privadas, comércio, indústria, empresas e lideranças do agronegócio.

“O compromisso da Cotrijal é ajudar os produtores a alcançarem melhor renda e qualidade de vida. Ajudá-los a melhorar seu resultado econômico, mas também levar desenvolvimento social para as famílias e as comunidades. É esse o foco do nosso trabalho durante os 365 dias do ano”, aponta o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. ver mais notícias