Criação do Grupo de Pesquisa em Manejo Integrado de Pragas em Mato Grosso

Dois entomologistas do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Jacob Crosariol Netto e Eduardo Barros, participam do Grupo de Pesquisa em Manejo Integrado de Pragas criado em Mato Grosso durante encontro que reuniu pesquisadores de diversas in

08.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Martha Baptista

A ideia da reunião surgiu da necessidade de os entomologistas conhecerem a atuação de seus colegas a fim de evitar duplicidade de estudos e estimular a condução de trabalhos interinstitucionais visando responder com maior eficiência às demandas do setor produtivo.

Durante o encontro, realizado em Rondonópolis (210 km ao sul de Cuiabá), no último dia 4, cada participante apresentou resumidamente suas linhas de pesquisa e principais resultados alcançados e, em seguida, o grupo discutiu possíveis projetos de pesquisa em rede, além de deliberar a criação de um grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) intitulado “Manejo integrado de pragas em sistemas produtivos de Mato Grosso”.

"Vemos vários pontos positivos na formação desse grupo: a possibilidade de trabalharmos em conjunto com pesquisadores de outras instituições poderá dar mais amplitude aos nossos estudos, cujos resultados terão mais consistência, o que trará ganhos para os produtores de algodão e de outras culturas do sistema produtivo adotado em Mato Grosso", comenta Crosariol Netto. Segundo ele, um dos objetivos do grupo de entomologistas é buscar balizar a metodologia utilizada nos ensaios de campo de modo a desenvolver experimentos em rede, tornando os resultados mais efetivos e abrangentes. O grupo de entomologistas terá ainda mais chances de obter recursos junto a instituições de fomento à pesquisa.

A reunião contou com representantes das seguintes instituições: Assist - Experimentação Agrícola (Márcio Marcos Goussain), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa (Sandra Maria Morais Rodrigues e Rafael Major Pitta), Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso - Fundação MT(Lúcia Vivan), Instituto Mato-grossense do Algodão – IMAmt (Crosariol Netto e Barros), Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat (Mônica Josene Barbosa Pereira e Danielle Storck Tonon) e Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (Marlton Rocha Barreto). A Sociedade Entomológica do Brasil também esteve representada na reunião, já que seis dos nove participantes são associados da SEB. O grupo está aberto à participação de outros entomologistas que atuam em Mato Grosso.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024