Cristiano Bortolotto é empossado no cargo de presidente da Aprosoja/MS

Christiano Bortolotto presidia interinamente o cargo desde agosto de 2015, no lugar de Mauricio Saito, que atualmente é o presidente do Sistema Famasul

15.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Aprosoja-MS

“Por que tantas pessoas vêm de outros estados, de outras regiões e aqui se estabelecem com suas famílias, constroem suas vidas? Vou responder dizendo que, dentre outras questões, este Estado fomenta o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos. A Aprosoja/MS é um exemplo disso, por ser uma instituição que estimula a pesquisa, o crescimento e a melhoria do nosso setor. E é por isso que, produtores e produtoras rurais, é uma honra imensa poder representá-los como presidente a partir de agora”, afirmou Christiano Bortolotto, empossado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, gestão 2016/2017, no sábado (13), em Campo Grande.

“Nós estamos aqui para dar continuidade ao brilhante trabalho que foi desenvolvido pelas gestões anteriores da Aprosoja/MS. É um grande desafio assumir a responsabilidade de fazer com que a nossa agricultura seja cada vez melhor, mas juntos vamos dar conta. Eu tenho certeza que os nossos trabalhos serão transformados em ações realizadoras para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, declarou Bortolotto.

Christiano Bortolotto presidia interinamente o cargo desde agosto de 2015, no lugar de Mauricio Saito, que atualmente é o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, e abriu a cerimônia falando da jovialidade e disposição do novo presidente. “Christiano assume a presidência com uma notória trajetória de dedicação e com espírito jovem, assim como a soja é para nosso país. Que além do trabalho, esforço e empenho, você e sua equipe mantenham essa fé característica do produtor rural. Lembrem-se de que a fé é contrária à dúvida, exatamente como tem sido a história da soja em nosso estado”, afirmou.

Além de Saito, a cerimônia teve a participação de várias lideranças políticas e rurais, autoridades, associados, membros dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul e do presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, um dos fundadores da Aprosoja/MS. “É um orgulho presenciar a posse de uma pessoa que me ajudou na construção da Associação, um exemplo de liderança, que tem compromisso e determinação. Com certeza que o Christiano será um ótimo presidente para os produtores rurais e a diretoria irá fazer a sua marca de trabalho”, destaca Dalpasquale.

Ressaltando os diferentes desafios da agricultura, o Secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, também discursou. “A atividade agrícola é desafiadora quando o produtor tem que driblar o clima, aplicar tecnologias, manter produtividade com sustentabilidade. Não vejo outra saída para que possamos atravessar eventuais turbulências, senão através de organização de produtores fortes, como a Aprosoja/MS, entidade fundamental na disseminação do conhecimento”.

“A agricultura é uma das locomotivas do país. Estamos agregando valores aos produtos primários, e o único segmento que está dando resultado, não pode ficar de lado. Veja no que se tornou a Associação, uma entidade fortalecida integradora do Sistema Famasul e com o apoio da OCB/MS, Organização das Cooperativas Brasileiras de MS”, ressaltou o Senador Waldemir Moka.

O deputado estadual Junior Mocchi, presidente da Assembleia Legislativa de MS, destacou o sucesso da entidade e ofereceu o apoio da Casa de Leis. “Tão jovem e com responsabilidade de gente grande. A Aprosoja é o que é, porque são todos vocês. E ela será ainda mais forte, quando todos os produtores de MS estiverem associados, na busca por melhores alternativas de produção, contribuindo com o compartilhamento de experiências. A Assembleia apoia com honra todas as ações propostas por esta Associação, que tenham como objetivo o fortalecimento do produtor rural e as potencialidades produtivas do Estado”, explica.

Representando o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o Secretário de Governo, Eduardo Riedel, falou do projeto de reestruturação de endividamento. “A iniciativa está focada no investimento, janela de mais de 300 milhões de reais por ano para Mato Grosso do Sul. A primeira grande conquista deste ano, que reitera a nossa efetiva parceria com o produtor rural. Enfrentaremos um ano difícil, mas com a contribuição deste setor e toda a competência já confirmada na colheita de soja e plantio de milho 2015/2016, alcançaremos êxito no resultado final”, declara Riedel, que encerrou os discursos da solenidade de posse.

Sobre Christiano Bortolotto
O novo presidente tem 36 anos, é formado em administração de empresa, é especialista em economia empresarial, produtor rural a 11 anos e empresário do ramo da educação. Liderou o Sindicato Rural de Amambai entre os anos de 2006 e 2012, vice-presidente da Aprosoja/MS de 2007 a 2015, foi coordenador da Comissão de Assuntos Fundiários da Federação de Agricultura e Pecuária de MS – Famasul de 2008 a 2010, vice-presidente da Região Sul Fronteira pela Famasul de 2009 a 2012 e presidente da Coopersa – Cooperativa Agroindustrial Amambai, desde 2010. Atuou, ainda, como conselheiro administrativo da Fundação MS, de 2011 a 2013, e é vce-presidente da Aprosoja Brasil, dentre os anos 2012 e 2014, além da função de diretor financeiro da Aprosoja Brasil, desde 2014.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024