NOTÍCIAS

Cultivar de soja do Sistema Cultivance chega ao Cerrado

A Embrapa e a Basf lançam a primeira cultivar de soja do Sistema de Produção Cultivance para o Cerrado, que combina a utilização de uma variedade de soja geneticamente modificada de alto potencial produtivo com o uso de um herbicida de amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. A BRS 8482CV será lançada durante a nona edição Parecis SuperAgro, que ocorre de 10 a 13 de abril, em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso

A BRS 8482CV, desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Fundação Cerrados e Fundação Bahia, apresenta alto potencial produtivo (4000 kg/ha), sendo indicada para o plantio nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Tocantins e Distrito Federal. Possui a vantagem de ser tolerante aos herbicidas do grupo das imidazolinonas e apresenta eficiência no controle de ervas daninhas resistentes ao herbicida glifosato como o capim amargoso (Digitaria insularis) e a buva (Conyza bonariensis). Com essa tecnologia, os sojicultores podem rotacionar herbicidas com diferentes mecanismos de ação para o manejo de plantas daninhas de difícil controle.

Além de se destacar como opção para manejo de plantas daninhas, a cultivar BRS 8482CV apresenta rendimento de grãos superior aos padrões utilizados, demonstrando a mesma rusticidade e estabilidade de comportamento, características importantes para atender à demanda dos sojicultores. De ciclo médio e de crescimento semi-ereto, a BRS 8482CV é recomendada para plantio antecipado. A semeadura deve ser feita preferencialmente entre 15 de outubro a 10 de novembro.

Outros pontos importantes observados na cultivar BRS 8482CV são as resistências aos nematoides causadores de galhas Meloidogyne incognita e a Meloidogyne javanica. Por estas características permite a sua utilização no sistema produtivo da sucessão de culturas em regiões cujos solos apresentam histórico de problemas com os nematoides de galhas, aumentando a sustentabilidade do sistema produtivo agrícola.

Herbicida Soyvance Pré

O herbicida que integra o Sistema Cultivance pertence à família das imidazolinonas e está registrado com o nome comercial de Soyvance Pré. Desenvolvido pela Basf, o herbicida previne a infestação de plantas daninhas de folhas largas e estreitas, incluindo aquelas de difícil manejo. Sua aplicação é feita após o plantio até, no máximo, o estágio V1 da soja, o chamado Plante e Aplique. Com a facilidade de manejo oferecida pelo sistema, o controle das plantas daninhas é iniciado de forma preventiva, eliminando a matocompetição inicial e permitindo que as cultivares de soja expressem todo o seu potencial produtivo.

Onde encontrar sementes:

Fundação Cerrados

Qd 06 AR4 sala 301 Ed. Lions

CEP: 73025 060 Sobradinho, DF

Telefone: (61) 3387-9219 / (61) 3387-4175

Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano

CPTO BR 020/242 Km 50,7

Caixa Postal 853 - Zona Rural

CEP 47850-000 - Luis Eduardo Magalhães, BA

Telefone: (77) 3639-3132

www.fundacaoba.com.br

Serviço:

Lançamento da soja BRS 8482CV

Data: 12 de abril de 2016

Horário: 9 horas

Local: Parque de Exposições Odenir Ortolan

Parecis SuperAgro, Campo Novo do Parecis- MT

ver mais notícias