NOTÍCIAS

Cultivar de soja se destaca pela tolerância ao stress hídrico

A cultivar TMG 1180RR, desenvolvida pela Tropical Melhoramento e Genética (TMG), tem apresentado na safra de soja 2015/2016 comportamento diferenciado com relação à tolerância ao stress hídrico, com visual de superioridade na comparação com diversas variedades de mesmo ciclo, em lavouras onde a estiagem está mais evidente. O desempenho foi confirmado pelos técnicos da TMG em áreas com plantio da cultura no médio norte do estado de Mato Grosso, principalmente nas regiões de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

“Temos comprovado o visual de superioridade da TMG 1180RR na tolerância ao stress hídrico desde o ano passado, e esse diferencial dá mais segurança ao produtor”, destaca José Francisco Martins, gestor de Desenvolvimento de Mercado da TMG no cerrado. Nos resultados de lado a lado na safra 2014/2015, de 138 confrontos em áreas de Mato Grosso, a cultivar venceu em 59%, com produtividade de 60,2 sc/ha, contra 58 sacas de outras variedades. O resultado também foi positivo em Goiás, com 51% de vitória e 66,58 sc/ha, contra 64,01 sacas das demais.

Além desses estados, a cultivar é recomendada para Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e Piauí e indicada para abertura de plantio, com alto potencial produtivo e ciclo precoce, além de crescimento semideterminado e boa tolerância ao acamamento. “A variedade é uma boa opção para a safrinha”, explica Martins. O gestor acrescenta que outra característica interessante é que apesar do material exigir alta fertilidade, também se comporta bem em solos de média fertilidade, em razão do sistema radicular agressivo.

Quanto as reações a nematoides e doenças, a cultivar é resistente a nematoide de cisto da raça 3, pústula bacteriana, mancha olho-de-rã e cancro da haste. O produtor de Lucas do Rio Verde, Rogério José Morandini, descreve algumas das características da variedade. “A TMG 1180RR tem ciclo semideterminado, com arquitetura moderna e de fácil manejo, uma boa tolerância ao acamamento e com alto potencial produtivo”.

Empresa

A TMG é uma empresa brasileira de melhoramento genético de soja e algodão com sede em Cambé (PR). É focada em desenvolver cultivares produtivas, dotadas de tecnologias que facilitam o dia a dia no campo, proporcionando maior segurança e rentabilidade ao produtor rural. É líder de mercado de soja no cerrado brasileiro e sua participação no mercado de algodão no Brasil aumentou duas vezes com relação à safra 2013/14.

ver mais notícias