Cultivo de Minipepino é tema de palestra da ESALQ

Estão abertas as inscrições para o evento Palestra e Prática sobre o Cultivo do Minipepino, que será realizado pela Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/US

19.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Marcela Matavelli

Estão abertas as inscrições para o evento Palestra e Prática sobre o Cultivo do Minipepino, que será realizado pela Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP. A atividade acontece no dia 28 de outubro de 2017, das 08h às 12h, no anfiteatro Heitor Montenegro, do Departamento de Produção Vegetal.

Especialistas da ESALQ irão abordar as principais questões produtivas relacionadas ao cultivo do minipepino. Serão apresentadas informações sobre manejo, preparo de solução nutritiva, controle biológico de pragas e doenças, colheita e preparo de mudas.

O objetivo é capacitar os produtores rurais para o conhecimento das características próprias de manejo para as variedades de minipepino, principalmente as relacionadas à colheita e pós-colheita, para manter um padrão de qualidade.

 O cultivo de minipepino está começando a ser introduzido no Brasil, sendo uma nova alternativa de produção. Por ser um produto diferenciado, o valor agregado é alto e atende as expectativas da população mais preocupada com a alimentação saudável.

 Trata-se de uma planta vigorosa, com excelente vigor e alto pegamento, de 3-5 frutos por internódio, com 8 a 10 cm de comprimento, de coloração verde médio, extremamente saborosos e sem sementes, ideal para consumo in natura. O minipepino é muito apreciado em todas as regiões brasileiras, é rico em fibras e possui baixo teor de calorias.

A cultura pode ser conduzida na forma rasteira ou tutorada, em ambiente aberto ou em cultivo protegido. O plantio pode ser feito por semeadura direta ou por transplante de mudas.

As inscrições gratuitas e limitadas podem ser feitas na Casa do Produtor Rural, pelo fone (19) 3429-4178 ou pelo e-mail cprural@usp.br. A programação completa, e mais informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://www.esalq.usp.br/cprura...

A realização é da Casa do Produtor Rural (CPRural) da ESALQ, com apoio da Diretoria da Esalq; Comissão de Cultura e Extensão Univesitária (CCEX); Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx); Departamento de Produção Vegetal (LPV); Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA); Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI); Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024